Walt Disney e a construção de seu mundo mágico

May 13, 2016

Walter Elias Disney foi um dos produtores cinematográficos, diretores e co-fundadores da The Walt Disney Company. O sucesso de suas animações e de seus personagens em desenho animado foi um marco decisivo para a ampliação de sua marca e de sua atuação no meio atrativo.

Em 1932 Walter Disney teve a ideia de construir um parque para lazer em família em um terreno de 16 acres (64749,7 m²) na frente de seus estúdios. A ideia era inovadora, porém nem todos estavam empolgados com o projeto. Investidores, donos de bancos e até pessoas que trabalhavam na companhia Disney se opuseram à contrução da Disneyland.

 

 Planta do parque. Disponível em: https://www.designingdisney.com/content/construction-disneyland

 

Mas Walt continuou certo de sua visão. Começou a arrecadar dinheiro para a construção do parque por conta própria, vendendo propriedades e fazendo empréstimos deixando como seguro sua própria vida. Conseguiu reunir uma equipe com os mais talentosos membros dos estúdios da The Walt Disney Company, deu a eles coordenadas para o desenvolvimentos de ideias e para a criação de uma rotina rígida e densa para a construção.

 

 Walt Disney mostrando o projeto do parque . Disponível em: https://www.designingdisney.com/content/construction-disneyland

 

 

Essa equipe trabalhava em um pequeno edifício nos estúdios da Disney e seus membros foram os primeiros empregados das WED Enterprises (Walter Elias Disney). Esta organização, fundada por Walt em dezembro de 1952, é o precursor do atual Walt Disney Imagineering.

Em julho de 1953, Walt contratou o Instituto de Pesquisa de Stanford para identificar um local ideal para o parque na Califórnia do Sul e para examinar as perspectivas econômicas de desenvolvimento da futura Disneyland.

Em agosto o local perfeito tinha sido encontrado em uma cidade chamada Anaheim. A Disney adquiriu 160 acres de pomares de laranjeiras e nogueiras ao lado da nova auto-estrada Santa Ana e Harbor Boulevard. A proximidade a uma grande rodovia garantiu ao parque uma viagem de carro inferior a 30 minutos do centro de Los Angeles.

 

 Terreno do parque . Disponível em: https://www.designingdisney.com/content/construction-disneyland

 

 

Com o tempo, financiadores começaram a investir no parque, gerando um fundo de garantia para o projeto. Além disso, Walt recebeu propostas para o desenvolvimento de séries de televisão, e com isso, criou uma maior segurança em investir na indústria televisiva.

 

 

 

Em setembro Walt contratou Herb Ryman, um artista amigo seu, para ajuda-lo a fazer um esboço detalhado de como a Disneyland seria. Walt falava de sua ideia para o parque e Herb desenhava.

 

 

 

Roy, irmão de Walt, marcou entrevistas com executivos da emissora televisiva ABC e apresentou a eles o desenho esboço da Disneyland. A emissora concordou em doar U$500.000,00 e investir U$4,5 milhões em troca de se tornar sócio do parque, garantindo um terço do negócio, e de uma série com episódios semanais.

Assim, a construção da Disneyland finalmente foi iniciada em 16 de julho de 1954. Walt contratou o almirante Joe Fowler para supervisionar a execução do projeto, porém fazia questão de visitar semanalmente a obra para acompanhar o progresso.

Conforme o passar dias, no terreno adquirido em Anaheim o que antes eram pomares de laranjeiras se tornaram florestas artificiais, fortes rústicos com um castelo ornamental e encantado.

Após um ano cheio de demandas para construção e um investimento total de US $ 17 milhões, os portões da Disneyland foi aberto para os seus primeiros clientes no domingo, 17 de julho, 1955.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atualmente:

 Disney atualmente. Disponível em: https://www.designingdisney.com/content/construction-disneyland

 

 Disney atualmente. Disponível em: https://www.designingdisney.com/content/construction-disneyland

 Disney atualmente. Disponível em: https://www.designingdisney.com/content/construction-disneyland

 

 

 

O sucesso da Disneyland foi tão grande que levou Walt a expandir a ideia para outras regiões, como Orlando, Tóquio, Paris, Hong Kong, Shanghai e Hawaii.

 

Orlando:      

 Construção Disney Orlando. Disponível em: https://www.designingdisney.com/content/construction-disneyland

 

 Construção Disney Orlando. Disponível em: https://www.designingdisney.com/content/construction-disneyland

 

 

 

Paris:

 Construção de Disneyland em Paris. Disponível em: https://www.designingdisney.com/content/construction-disneyland

 

Shangai:

 Construção de Disneyland em Shangai. Disponível em: https://www.designingdisney.com/content/construction-disneyland

 

 

E desta forma, Walt é hoje reconhecido como um grande empreendedor, o qual desde o começo não desistiu de sua ideia e sempre lutou para sua realização, mesmo muitos não acreditando no potencial de seu parque. Assim como Walt, muitos outros empreendedores procuram correr atrás de seus sonhos e ideias, promovendo uma mudança para o local. O Movimento Empresa Júnior tem como objetivo formar empreendedores capazes de fazer mudanças, sejam elas pequenas ou grandes, mas que possam fazer a diferença para uma sociedade. 

 

 

 

Referência:

https://www.designingdisney.com/content/construction-disneyland

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload

(41) 99537-1335

Deputado Heitor Alencar Furtado, 5000, Bloco A, Primeiro Andar, Ecoville  |  Curitiba  |  CEP: 81280-340