top of page
5 (1).png

BLOG

  • Tetris

Sustentabilidade: Uma questão de urgência para o seu projeto.


O que é sustentabilidade?

“Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.”

(Fonte: Sua pesquisa)

Existem muitas noções de sustentabilidade, esse conceito se aplica em diversas áreas, pois prevê o desenvolvimento conjunto dos setores da sociedade. Resumidamente, possui uma ideia de capacidade do ser humano em se manter num ambiente sem gerar impactos a este. No sentido mais “básico” da palavra, o ser humano conseguir sustentar a si próprio num determinado local.

​Por que é urgente?

Esse assunto tem se tornado muito recorrente nos últimos anos. Não sabe o porquê? Acompanhe alguns dados a seguir:

  • Desde 1800 a população já cresceu 7 vezes (1 bilhão para 7 bilhões);

  • Economia cresceu 50 vezes, de acordo com o PIB;

  • Há projeções de que nos próximos 30 anos nós chegaremos aos 9 bilhões.

Todo esse crescimento se deu às custas da exploração dos recursos naturais. Segundo dados de 2010 da Global Footprint Network, já ultrapassamos a capacidade de regeneração da terra em 50%, isso significa que precisaríamos de 1,5 Planeta terra para sobrevivermos!

Ainda temos chance?

Sim! Porém é preciso uma mudança na forma de consumir, começar ações que visam melhorar o meio ambiente, como a reciclagem de lixo, economia de energia e água, evitando todas as formas de desperdício!

Como a arquitetura se encaixa nas questões sustentáveis?​

É possível tomar diversas atitudes para contribuir com a sustentabilidade, você pode mudar hábitos, maneiras de agir e também fazer alterações no seu dia a dia.


Dentro da residência há muitas adaptações que podem serem feitas, como painéis solares e um sistema de aproveitamento de água da chuva. Mas também é muito importante que o arquiteto, quando for criar um projeto, analise como ele pode ser mais sustentável, econômico e melhor aproveitado!


O profissional pode utilizar diversas ferramentas para o cliente economizar nas contas de luz, água e energia; facilitar o armazenamento de resíduos; contribuir com utilização de materiais corretos na construção, entre outros.

Iluminação e ventilação natural

São elementos muito importantes na hora de se criar um projeto arquitetônico. Ambos se tornam mais efetivos quando são analisados em conjunto. Por exemplo, no hemisfério sul, a fachada mais iluminada pelo sol é a fachada norte, portanto um dos melhores locais para se posicionar janelas e aberturas para a entrada de sol e iluminação natural, porém no verão essa fachada também se torna a mais quente, deixando a residência mais abafada. No caso de Curitiba, o sentido que possui maior frequência de ventos é o Leste, portanto é interessante combinar uma abertura a norte e a leste, para melhorar a iluminação natural e aquecer nos dias de frio, mas também ventilar a casa no verão, deixando-a mais fresca, lembrando que para ventilar melhor não se pode deixar de lado a ventilação cruzada. Também é possível utilizar elementos de proteção solar, como brises, painéis, cobogós, que barram a entrada de luz solar direta para dentro da construção, evitando que fique abafada. Utilizando todos esses elementos corretamente e fazendo as análises é possível deixar de lado o uso de ar condicionado e ventiladores, economizando energia e evitando alguns desperdícios!

Telhado verde

Muitas pessoas também estão optando pelo uso do telhado verde para melhorar o espaço interno e criar um ambiente harmonioso com espaços verdes para economia de energia. Eles também são capazes de melhorar as temperaturas dentro da residência.

Lixo reciclado


Além da utilização dessas ferramentas de projeto, também pode-se pensar em espaços reservados para armazenamento do lixo reciclado, facilitando a retirada e a separação. Muitos edifícios novos estão reservando esse local, fator que não era muito considerado antigamente. Também durante a construção do edifício as construtoras estão mais cuidadosas em relação ao correto destino dos resíduos sólidos gerados.

Materiais certificados

Uma outra questão muito importante para contribuir com o meio ambiente é sempre conferir a procedência dos materiais utilizados na sua construção, procure materiais certificados, legítimos e de preferência que tenham sido fabricados com o mínimo de prejuízo ao meio ambiente. Atualmente estão surgindo muitos prédios com a certificação LEED que classifica o grau de sustentabilidade de um edifício, os que se encaixam no selo precisam cumprir uma série de requisitos que contribuem com a sustentabilidade.

Sempre procure um profissional especializado na hora de construir. Dessa maneira você pode contribuir com o meio ambiente e além de economizar futuramente e melhorar a qualidade de sua residência!

A Tetris é uma empresa atuante no mercado curitibano e também realiza projetos arquitetônicos! Se você tem interesse em realizar um projeto arquitetônico ou realizar um orçamento para saber quanto custaria sua obra, entre em contato e marque uma visita técnica conosco!


Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes

bottom of page