Deputado Heitor Alencar Furtado, 5000, Ecoville  |  Curitiba  |  CEP: 81280-340

 (41) 3279-6840

icone-instagram.png

Saiba em quais casos você precisará de um Projeto Topográfico e quais são as suas etapas.

July 28, 2017

 

 

A Topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana, ou seja, um levantamento topográfico serve para efetuar o levantamento (medidas lineares e angulares) que possibilite calcular áreas, volumes, coordenadas, e representar, de forma gráfica, uma porção da superfície terrestre em escala adequada.

 

Para a boa execução de um projeto, a primeira etapa é solicitar um serviço de levantamento topográfico do terreno, pois 80% dos problemas na etapa de execução da obra, estão relacionados a erros ou omissões de dados durante esta etapa.

 

Este tipo de projeto é fundamental para a implantação do projeto pois nele constam todos os dados necessários para determinar a melhor locação da construção, tais como coordenadas geográficas, limites, área, metragem, desníveis do terreno e acidentes geográficos, perfil do terreno, presença e localização de elementos estranhos à obra como arvores, lagos, antigas pavimentações, construções antigas e outros elementos que podem interferir na hora de realizar a construção e ajuda a prever serviços de terraplanagem, transplantes de árvore, etc. (Caso projeto estiver inserido no  meio urbano são considerados todos os elementos existentes no local, ou seja, meio fios, arruamentos internos, alinhamentos de muros e cercas, caixas de drenagem, postes, entre outros) no pelo qual podemos dizer que um projeto topográfico fornece as informações sobre a área de implantação o que resulta  numa maior e mais precisa gama de informações essenciais ao projeto para evitar erros na hora da execução e um melhor  aproveitamento do terreno, sua declividade e dos elementos que existem nele e podem ser incorporados no desenho do projeto.

Exemplo: Projeto de uma casa aproveitando a declividade do terreno . Fonte: http://blog.about-haus.com/casas-en-terrenos-inclinados/

 

 

Além de ser essencial antes de iniciar qualquer tipo de projeto arquitetônico o levantamento topográfico pode ser aplicado para os seguintes casos: 

  • Realizar seções transversais

  • Obter quantitativos de volumes

  • Determinar volume de aterros

  • Determinar as dimensões e limites de áreas urbanas e rurais.

  • Realizar levantamento altimétrico em áreas de interesses.

  • Ajudar no cadastramento de imóveis.

  • Obtenção do Alvará de Construção / Reforma / Ampliação / Alteração de Projetos Aprovados, sendo obrigatório a apresentação do levantamento topográfico para a submissão do projeto arquitetônico para os casos previstos no Anexo II da Portaria 80/2013.

  • Elaborar perfis rodoviários ou de canais e rios.

Exemplo de projeto topográfico. Fonte: Tetris Empresa Júnior.

 

Agora que sabemos todas as suas aplicações é muito importante conhecer quais são as etapas nas quais este tipo de projeto se desenvolve:

 

Primeiramente deve-se visitar o local do projeto para determinar a complexidade do levantamento e decidir quais serão os métodos de levantamento, equipamentos, posições ou pontos a serem levantados e que vão nos permitir obter os dados necessários para o projeto de forma mais eficaz.

 

Posteriormente se deve realizar o Trabalho de campo, isto é a aquisição de dados. Para isto, são utilizados equipamentos de alta precisão e são obedecidas as normas técnicas e a boa prática de execução em campo.

Logo devem ser realizados os cálculos baseados nas medidas obtidas (áreas, volumes e coordenadas) e a representação gráfica para a entrega do projeto.

 

Obtenção de medidas para a realização do projeto. Fonte: Tetris Empresa Júnior.

 

Caso o Projeto seja realizado para definir a locação da obra o seguinte passo seria estabelecer qual seria o local mais apropriado para a construção.

 

Você se encontra em alguma das situações mencionadas anteriormente? Precisa delimitar seu terreno, está pensando em construir? Venha falar conosco que proporcionaremos todas as orientações necessárias, além de, claro, um projeto topográfico com a possibilidade de realização de qualquer outro serviço do nosso portfólio!

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload