(41) 3279-6840

Deputado Heitor Alencar Furtado, 5000, Ecoville  |  Curitiba  |  CEP: 81280-340

logopipe_editado.png

Tetris Empresa Júnior

de Construção Civil

Quer mudar o visual da sua casa ? Conheça o estilo de decoração minimalista e veja exemplos!

August 14, 2017

 

Faz algumas semanas apresentamos para vocês um estilo de decoração elegante, cheio de detalhes e charme e, como todos somos diferentes, pode ser que você não tenha se sentido identificado com este estilo e é por este motivo que trazemos novamente para você um estilo totalmente oposto ao Estilo Clássico, um estilo onde mais é menos: O Estilo Minimalista.

 

Sala de estar minimalista. Fonte: https://arqcriativaa.wordpress.com/author/cecisacr/

 

 

Para muitos o minimalismo é um estilo de vida, e acreditam que o acúmulo de pertences limita a nossa liberdade e reforça o nosso medo de perder nossas coisas, e além disso buscam eliminar as distrações  pois o objetivo principal é simplesmente focar naquilo que é realmente importante.

 

 

A estética deste estilo deve estar alinhada à funcionalidade e o resultado final deve ser um refúgio do caos, um espaço totalmente organizado. Este estilo preza pela praticidade e funcionalidade, opta pelo uso de poucos móveis que destacam os espaços vazios e os elementos decorativos são quase ausentes, pois o ambiente é baseado na sobriedade e na simplicidade, onde cada objeto ou móvel presente no mesmo tem a sua função e motivo de estar ali.

 

Como já havíamos mencionado, para a decoração minimalista, uma premissa perfeita é “menos é mais”, pois a ideia é subtrair tudo aquilo que é desnecessário.  Este estilo se caracteriza pela valorização do conforto e da comodidade dos usuários, além da simplicidade dos móveis e elementos que conformam o ambiente, onde os que carecem de função são quase inexistentes pois busca-se reduzir a quantidade de móveis de modo a não obstruir o espaço livre da casa e, em contraposição, destaca aquilo que é essencial ao dia a dia, ou seja, o mobiliário exerce uma função central dentro deste estilo. Em livings minimalistas o destaque normalmente é o sofá, já em salas de jantar a mesa, nos dormitórios as camas e assim por diante. Alguns móveis que destacam os espaços e são amplamente utilizados neste estilo são uma cama baixa como a futon, pufes na sala de estar, cabideiros no quarto ao invés de armário.

 

 Sala minimalista. Sem elementos decorativos onde o ponto foco do espaço é a lareira. Valorização das aberturas que marcam perfeitamente o estilo além da predominância de tons cinzas compondo o ambiente. Fonte: http://kendledesign.com/index.html

 Sala minimalista com móveis em cor bege e elementos decorativos e almofadas com detalhes pretos. Toque de cor no quadro e no vaso com as flores e. Fonte Sala minimalista. Sem elementos decorativos onde o ponto foco do espaço é a lareira. Valorização das aberturas que marcam perfeitamente o estilo além da predominância de tons cinzas compondo o ambiente. Fonte: http://www.biancogres.com.br/blog/va-de-decoracao-minimalista

 

Neste tipo de decoração predominam as linhas retas e traçados geométricos a diferença do estilo clássico (e outros com a mesma característica) onde o uso das curvas predomina. Para os ambientes, propõe que estes sejam claros e arejados, e as cores tem um papel fundamental para alcançar este objetivo. As mesmas são escolhidas de acordo com as características do ambiente, para reforçar a sua identidade e facilitar o convívio e o desenvolvimento de atividades. Em termos gerais os ambientes são decorados com cores neutras, destacando uma preferência pelas tonalidades básicas e naturais como o branco, preto, o cinza, o azul, o bege e suas variações.

 

Geralmente são utilizadas as cores mais claras nas paredes pois, além de ajudar na iluminação, faz com que o espaço pareça maior e até mesmo mais ventilado, e cores tanto escuras quanto claras são utilizadas nos móveis, elementos de iluminação e decoração como pôsteres, quadros em preto e branco, tons pastel ou cores neutras. Mas se você não abre mão de colocar um toque de cor na sua decoração, podem ser utilizadas as cores em alguns móveis ou com o acréscimo de vasos com flores e plantas naturais em locais estratégicos do ambiente.

 

Cozinha minimalista com uso de madeira como material principal e utilização de contraste claro/oscuro nas cores do ambiente. Fonte: http://www.arquidicas.com.br/decoracao-de-cozinha/

 

 

 

Cozinha minimalista com toques de cor vermelha. Fonte: http://www.arquidicas.com.br/decoracao-de-cozinha/

 

 

Cozinha minimalista em tons cinzentos Fonte: http://www.arquidicas.com.br/decoracao-de-cozinha/

 

É interessante ressaltar que em ambientes de cores claras a percepção da existência de objetos se dá com mais facilidade, por este motivo qualquer bagunça ou objeto desnecessário pode causar uma poluição visual e incômodo. Em termos de materiais o minimalismo dá preferência ao uso da madeira, o cobre, o vidro, o concreto ou o metal e nos móveis o couro, já o uso de tapetes e têxteis geralmente são reservados à ambientes de quarto e banho, e são preferencialmente lisos e suaves. Então, quando utilizados, cortinas ou tapetes terão que ser tons sóbrios, suaves e neutros para ir em harmonia com o resto da estadia. Os tecidos rústicos feitos de linho ou rústico podem encaixar muito bem com o estilo da sua casa; no entanto, estampadas ou ares étnicos não são uma boa escolha para este tipo de decoração.

 

 

 Quartos miimalistas. Fonte: https://designinnova.blogspot.com.br/2013/08/45-ideias-de-quartos-minimalistas.html

 

 

Você está  pensando em decorar sua casa e precisa de ajuda? Na Tetris Empresa Júnior contamos com profissionais capacitados para atender você e transformar o seu ambiente! Entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos serviços ou solicite um orçamento sem compromissos!

 

 

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload