BLOG

  • Tássia Fritoli

Qual influência do ambiente na produtividade dos funcionários?

Cada vez mais as pessoas se preocupam com sua saúde e bem-estar. No ambiente corporativo, não seria diferente. A humanização do local de trabalho o torna interativo e passa a sensação de acolhimento aos seus usuários. O estado emocional do colaborador é de extrema importância, uma vez que ele passa em média de 8 a 12h do seu dia nesse ambiente, e isso impacta diretamente a produtividade.

Vários são os elementos que devem ser levados em consideração para aliar o conforto físico e visual às a necessidade do empreendedor. Um arquiteto ou designer de interiores poderá combinar, de maneira harmônica e assertiva, a ergonomia, iluminação, acessibilidade, cores, texturas, materiais, sons, cheiros e plantas.

Tendo em vista a crescente preocupação com a saúde dos colaboradores, cada vez mais se consolida uma nova dinâmica de trabalho que exige que o ambiente seja desenvolvido de maneira a facilitar a comunicação e integração entre as pessoas, bem como seu bem-estar, visto que esses fatores estão diretamente relacionados a produtividade do time. Também deve-se pensar na flexibilização do mesmo, para que um único ambiente seja utilizado para diversas funções e se adequar perfeitamente a cada uma delas.

A tendência das empresas é investir em elementos materiais que conferem identidade e personalidade ao ambiente de trabalho para comunicar e reafirmar de maneira visual sua cultura.Esta proposta visa a criação de espaços corporativos agradáveis e dinâmicos para quem os frequenta, que podem ser personalizados de acordo com o nicho de seu público alvo e funcionários. Esse cuidado com os colaboradores pode ser percebido, por exemplo, na área do café, no espaço de relaxamento e no espaço de massagem, isso melhora a qualidade do tempo e proporciona uma maior integração entre os funcionários, facilitando a comunicação entre pessoas de diferentes áreas que não se encontrariam nem conversariam normalmente.

Essa comunicação entre diferentes áreas num ambiente informal traz maior sinergia entre os grupos de trabalho, e há uma aproximação entre os diversos cargos, áreas e processos. Esse compartilhamento resulta no fortalecimento da empresa, pois relacionamentos serão estreitados e ideias desenvolvidas, incentivando também a criatividade, devido ao maior contato entre as diversas áreas da empresa. Uma pessoa satisfeita com o ambiente de trabalho torna-se mais produtiva, aumentando a rentabilidade e a lucratividade da empresa.

Um ótimo exemplo é a Creditas, uma das maiores startups do país na área de serviços financeiros, que possui ambientes informais e divertidos, pensando na melhor experiência de seus colaboradores. A fintech adotou medidas simples, que demonstram cuidado com seus membros, como oferecer frutas de manhã, espaços coloridos de descontração e ambientes projetados para garantir a maior interação e integração entre as pessoas. É considerada pelos funcionários uma das melhores empresas para se trabalhar.

Categorias

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • enviar_edited
  • botao-de-chamada-telefonica_edited
  • placeholder_edited

(41) 99711-0474

Deputado Heitor Alencar Furtado, 5000, Bloco A, Primeiro Andar, Ecoville  |  Curitiba  |  CEP: 81280-340