BLOG

Arquitetura Sustentável e o que estamos vivenciando hoje

July 9, 2020

O meio ambiente, inclui-se flora e fauna, tem passado por mudanças muito positivas durante o isolamento causado pelo Covid-19, como a diminuição das poluições atmosférica, sonora e das águas. 

 

Mas o que a arquitetura sustentável ou eco arquitetura tem a ver com as consequências ambientais da pandemia que estamos enfrentando em 2020? 

 

Apesar da natureza estar sendo beneficiada, as mudanças observadas surgiram e dependem do que está acontecendo no momento. Por isso, não passarão de momentâneas para definitivas em um piscar de olhos, ou melhor, em alguns meses de isolamento social. Apesar disto, tais mudanças têm contribuído positivamente para com a preocupação ambiental, trazendo mais força para o movimento sustentável que inclui o “faça a sua parte” como um de seus valores. E o que a arquitetura tem a ver com isso?

 

Assim como todas as áreas, o ramo construtivo terá de continuar fazendo a sua parte para que o progresso da sustentabilidade em meio ao Covid-19 não simplesmente regrida ou volte a ser o que era, mas evolua dentro do possível. Pois, apesar de você provavelmente não pensar muito nisto, não são apenas coisas palpáveis como copos plásticos que fazem a diferença mas também as construções presentes em nossas vidas. Ps.: a maior parte delas não leva em consideração a natureza, de forma genuína, há décadas.

 

Portanto, a busca pela sustentabilidade interfere em todos os processos comerciais, industriais e produtivos que possamos imaginar e como visto, as construções civis não fogem a regra. Por isso, a arquitetura sustentável surge com o desejo de minimizar o impacto ambiental das construções sobre o meio ambiente e as pessoas.

 

Apesar da mesma demandar um certo tempo, ela está incluída no “faça a sua parte” pois impacta diretamente o meio ambiente. Os profissionais da área são os primeiros com o dever de adaptação e aprendizagem para que as construções de hoje permitam as de amanhã, mas de nada vai adiantar existirem diversos materiais construtivos, ideias e escritórios sustentáveis se as pessoas não souberem que possuem opções melhores na hora de comprar ou reformar suas casas e apartamentos. 

 

Então aqui estão algumas opções que tem contribuído para a causa sustentável na arquitetura e que encaixam perfeitamente naquela tua desejada reforma:

 

 1. Sensores de presença ou de movimento;

 2. Energia solar;

 3. Energia eólica;

 4. Reuso da água;

 5. Permeabilização do solo;

 6. Coberturas verdes;

 7. Telhas ecológicas;

 8. Lâmpadas de alta eficiência energética;

 9. Equipamentos sanitários de baixo consumo e automáticos;

10. Tintas naturais;

11. Madeiras alternativas;

12. Concreto reciclado;

13. Forros alternativos; 

14. Bambu; 

15. Tijolos ecológicos; 

16. Bioplástico; 

17. Argamassa de argila. 

 

Agora que você sabe que existem opções:

pesquise, use, compre, reforme e compartilhe. 

As cidades pós revoluções industriais não foram tomadas por telhados verdes, carros elétricos, painéis de energia solar e usinas hidrelétricas, certo?! Há sempre um processo por de trás das mudanças na sociedade e por isso nós precisamos ficar atentos às mudanças necessárias para que a nossa vida continue sendo viva. 

 

Afinal, faz sentido que algo que interfira na vida de todos exija a contribuição de todos né?


 

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload

Please reload

Posts recentes

Categorias

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • enviar_edited
  • botao-de-chamada-telefonica_edited
  • placeholder_edited

(41) 99711-0474

Deputado Heitor Alencar Furtado, 5000, Bloco A, Primeiro Andar, Ecoville  |  Curitiba  |  CEP: 81280-340

whatsapp.png