top of page
5 (1).png

BLOG

  • Enrico Perini

Racionamento de água em Curitiba: e agora?

Curitiba e sua região metropolitana enfrentam há meses o racionamento de água, resultado do longo período de estiagem pelo qual o Paraná está passando em 2020, considerado o pior dos últimos 100 anos, de acordo com a Sanepar. Diante desta complicada situação, torna-se ainda mais nítida a necessidade de economizarmos água, e há diversas maneiras de fazer isso no nosso dia-a-dia!

Ações bastante simples são: reduzir o tempo no banho; fechar a torneira enquanto escovamos os dentes; desligar o chuveiro enquanto nos ensaboamos; limpar a calçada somente com a vassoura, sem fazer uso de mangueira; utilizar um regador para as plantas; fechar bem as torneiras que utilizamos; limpar os pratos antes de lavá-los; aproveitar o máximo da capacidade das máquinas de lavar roupa e utilizar produtos de limpeza concentrados.

Além dessas ações cotidianas, outros grandes redutores do consumo hídrico são o sistema de captação de água de chuva, obtido por meio da instalação de calhas e de uma cisterna, e o sistema de reuso, aplicável a máquinas de lavar, pias e ralos.

Entretanto, existe também uma vilã do desperdício (e das contas) de água que muitas vezes passa despercebido: a má condição das tubulações da área construída. A falta de manutenção dos canos, principalmente quando nos tratamos de construções antigas, costuma gerar perdas hídricas que, além de inviabilizar o uso desse recurso tão importante, pode originar infiltrações graves. Até mesmo um pequeno furo em um encanamento, quando não solucionado, gera prejuízo na preservação e no custo da água. Esses problemas podem ser evitados com um bom projeto hidrossanitário, pois ele leva em conta a resistência e a durabilidade dos materiais, a melhor disposição das instalações e as necessidades dos equipamentos de cada ambiente.

Seja com as simples ações ou com os sistemas um pouco mais elaborados mostrados aqui, você também pode contribuir com a superação mais rápida do rodízio hídrico que Curitiba enfrenta e com a preservação da água, o recurso mais importante do nosso planeta!

Problemas na tubulação de seu espaço? Saiba que o projeto hidrossanitário está na nossa carta de serviços e podemos te ajudar a resolvê-los!

Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes

bottom of page