BLOG

Você sabe o que é um Projeto Arquitetônico?

September 24, 2020

 

Muitas pessoas quando escutam ou leem "Projeto Arquitetônico" pensam que é um nome dado a todo e qualquer projeto de Arquitetura. No entanto, esta concepção está errada! Você também achava isto? Continue lendo para entender o real significado de um Projeto Arquitetônico.

 

 
O que é um Projeto Arquitetônico?

Um Projeto Arquitetônico é um serviço dentre os diversos que um Arquiteto e Urbanista pode oferecer. Ele nasce da necessidade de construir uma edificação de forma completa, assertiva e segura. Em seu desenvolvimento, o profissional responsável passa por uma série de etapas para atender a necessidade e desejos dos futuros moradores, usar da melhor forma a localização do terreno e seguir as normas técnicas da prefeitura e normas brasileiras. Veremos em seguida as etapas do projeto de forma aprofundada!

 

 


Quais são as principais etapas do projeto?

 

 

1. Levantamento de dados

 

 
Nesta etapa, o arquiteto além de fazer o alinhamento de expectativas e estético com os clientes (Feito através de perguntas que façam com que o profissional entenda as necessidades diárias da família, quais cômodos eles usam mais, a rotina, etc), ele busca todas as informações necessárias e pertinentes para o projeto. Como a Guia Amarela, o regimento interno do condomínio, o estudo topográfico do terreno, reserva legal, a portaria da prefeitura local que detém as regras construtivas, entre outros documentos.
Com a posse destes documentos, o arquiteto passará aos estudos preliminares.

 

 

 

2. Estudo preliminar

 

Os estudos preliminares permearão todo o projeto. Nesta etapa são feitos o estudo de viabilidade do terreno, o estudo solar, o estudo da topografia, o estudo dos ventos, estudo do fluxo e das necessidades apresentadas pelo cliente. Somente a partir desta etapa que o primeiro layout para validação com os clientes será definido. Nota-se que é uma das etapas mais importantes pois é ela que definirá a planta a ser construída futuramente. Após o layout ser validado, passamos para o desenvolvimento do anteprojeto.


 

 

 

 

3. Anteprojeto

 

No anteprojeto o projetista utiliza todas as informações que acumulou até o momento para começar a desenvolver as pranchas, o modelamento 3d e a definição do layout interno dos cômodos. Essa etapa tem como objetivo a validação final com os clientes, para enfim as entregas começarem a ser desenvolvidas.


 

 

 

 

 

 

4. Projeto executivo e Projeto legal

 

Nesta etapa, utiliza-se do desenvolvimento dos cortes, fachada, layout, implantação para desenvolver as 2 entregas:
1. Entrega legal: É o projeto que será enviado para a prefeitura para obter o alvará de construção. Serão pranchas limpas e objetivas, as quais terão todas as informações que a portaria exige.
2. Entrega executiva: Será um projeto que facilitará a execução da construção, desenvolvido a partir da entrega legal. Ele poderá apresentar cores, revestimentos e cortes que auxiliem o processo.

 

 


Qual é o papel do arquiteto e porque vale a pena contratar um? 

A função do arquiteto é a de prever todo e qualquer problema e desenvolver soluções para cada projeto de forma personalizada. Por ser uma formação multidisciplinar, a Arquitetura engloba conhecimentos de diversas áreas, trazendo inovações para cada projeto, evitando que a edificação perca a chance de ser personalizada, objetiva, assertiva e econômica.


 

 



Quer construir ou reformar um ambiente da sua casa? Entre em contato conosco!

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload

Please reload

Posts recentes

Categorias

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • enviar_edited
  • botao-de-chamada-telefonica_edited
  • placeholder_edited

(41) 99711-0474

Deputado Heitor Alencar Furtado, 5000, Bloco A, Primeiro Andar, Ecoville  |  Curitiba  |  CEP: 81280-340

whatsapp.png