top of page
5 (1).png

BLOG

  • Amanda Reginatto De Pierri

Tudo que você precisa saber sobre caixas d'água!

Se você já teve dor de cabeça por causa do mal funcionamento da caixa d'água, ou quer saber tudo sobre o assunto, essa matéria foi feita para você! Se liga em todas as dicas que preparamos para sanar todas as suas dúvidas.

Dimensionamento

Existe uma norma brasileira que define todos os requisitos referentes ao projeto, execução e manutenção de instalações hidráulicas para diferentes tipos de edificações. Nela constam todas as informações sobre como as caixas d’água devem ser instaladas e também o dimensionamento adequado para cada finalidade.


Para o dimensionamento correto, é considerado o volume de água armazenado para uso doméstico no decorrer de no mínimo 24 horas de consumo sem interrupções, multiplicado pelo número total de usuários residentes em uma edificação.


Simplificando este cálculo, pode-se considerar uma média de 200 litros de água por pessoa no período de um dia para residências e apartamentos. Portanto, em uma casa onde moram 5 pessoas, deve-se ter instalada uma caixa d’água de aproximadamente 1000 litros.


Cuidados para facilitar a manutenção

Agora que você já entendeu sobre o dimensionamento de uma caixa d’água, aqui vão algumas dicas para você não esquentar a cabeça na hora de fazer a manutenção!

  • Primeiro feche o registro de entrada de água da caixa e espere até que o nível seja de aproximadamente um palmo.

  • O próximo passo é fechar o registro de saída de água, para impedir que os produtos químicos utilizados durante a limpeza não sejam carregados até as torneiras.

  • Faça a limpeza com o auxílio de detergentes neutros, esponjas e água sanitária.

  • Ao final da limpeza, seque toda caixa com o auxílio de um pano com água sanitária.

  • Após, abra o registro e a limpeza estará concluída.

O que é preciso saber para instalar uma caixa d’água

Para você não ter uma dor de cabeça por causa da caixa d’água, é importante lembrar sempre de algumas dicas de instalação!

  • Antes de comprar a caixa d’água, é preciso saber qual o volume mais adequado para sua necessidade.

  • Existe uma altura mínima confortável para uma pessoa conseguir instalar e fazer manutenções na caixa. Portanto, é importante instalá-la em um local com altura suficiente para uma pessoa conseguir abri-la estando em pé.

  • O acesso à caixa também é muito importante. Melhor do que ter que sofrer para subir em um local de difícil acesso é prever a entrada no projeto da casa. Isso pode reduzir acidentes e facilitar a sua vida!

Qual a durabilidade

Assim como qualquer outro produto, uma caixa d’água também tem uma vida útil!


É importante ficar atento aos sinais que ela está te dando, como aparecimento de buracos, corrosão das paredes, cheiro e gosto da água estranhos, rachaduras … todos esses sinais significam que já está na hora de trocá-la.

Existe no mercado reservatórios de diferentes materiais e os mais fáceis de serem encontrados nas lojas são:


  • Fibra de vidro: duração de até 5 anos

  • Polietileno: duração de até 30 anos

  • Aço inoxidável: duração de até 50 anos


Essa data de validade leva em conta muitos fatores, como a utilização, manutenção e local de instalação. Um ótimo aspecto para estimar a validade do reservatório é a pintura interna, assim, quanto mais desgastada está a pintura, mais passada da validade está.

É importante lembrar que a caixa d’água deve ser limpa pelo menos a cada 6 meses, aumentando a vida útil do reservatório e melhorando a saúde das pessoas que usam diariamente a água.


Importância do projeto hidrossanitário

Com um bom projeto hidrossanitário em mãos, você terá conhecimento de todas as tubulações, conexões e todos os aparelhos instalados em sua construção.

Contratar esse projeto pode significar um gasto a mais para sua obra, porém a economia que representará durante a instalação e uso, resultará em muita economia e tranquilidade.


Você sabia que a Tetris Empresa Júnior de Construção Civil realiza projetos hidrossanitários? Saiba mais aqui!



Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes

bottom of page