BLOG

  • Isabella Piffer

VOCÊ SABE COMO A ILUMINAÇÃO É CAPAZ DE ALTERAR TODO UM PROJETO?

Se você está buscando um meio de melhorar a iluminação da sua residência, então essa matéria é perfeita para você, passaremos várias dicas interessantes e explicaremos conceitos para te ajudar durante todo esse processo.



O que é um projeto de iluminação?


Certamente já teve vezes em que você se sentiu descontente com a luminosidade em algum espaço, seja na hora de ir dormir, se maquiar, ou até mesmo para achar a luz perfeita para uma selfie! E é justamente isso que um projeto de iluminação tenta evitar!


Através do planejamento e do estudo da funcionalidade dos espaços, o projeto de iluminação, também conhecido com luminotécnico, busca por meio da organização das fontes luminosas da residência a criação de um ambiente harmonizado e agradável.


Mas qual é a sua importância na hora de projetar uma residência?


Justamente por considerar o comportamento de cada fonte em um cômodo da casa ou do apartamento, ele permite criar ambientes onde é possível desempenhar sua total funcionalidade, por exemplo, digamos que no seu banheiro tenha uma luz menos intensa, com certeza no futuro você vai acabar tendo problemas quando for se barbear ou se maquiar, e é pensando nesses fatores, de forma a criar condições favoráveis para os moradores e também valorizar o espaço que é feito o planejamento desse projeto.



Qual fonte escolher?


Agora que já vimos a importância desse projeto, surge uma questão muito importante: Como vamos saber qual lâmpada vai nos permitir criar um ambiente agradável?


Inicialmente é preciso fazer um estudo dos espaços, pois cada área tem uma luminosidade que possibilita esse resultado, um exemplo disso é o quarto e a cozinha; no quarto é mais aconselhado a instalação de uma luz uniforme e indireta, com o intuito de criar um ambiente mais aconchegante, enquanto para a cozinha já é preciso de luzes mais claras, como as incandescentes e fluorescentes.


Lâmpadas LED’S



Após esse estudo é preciso conhecer as inúmeras possibilidades de fontes para escolher, uma delas é a LED; ela é conhecida pela sua durabilidade e eficiência, além disso, devido a mínima emissão de calor, acaba deixando o cômodo mais fresco, por isso coloca-las em áreas de serviço ou na sala de estar pode ser uma opção viável para deixar o ambiente mais leve, outra característica interessante delas é que ela pode assumir diferentes tons, por isso muitas vezes são utilizadas as fitas de LED para decorar o espaço.


Lâmpadas Halógenas



Assim como as fitas de LED, as lâmpadas halógenas também podem ser utilizadas para decoração. Elas são uma variedade das incandescentes, possuindo como diferença seu processo químico, fator que permite uma maior durabilidade, economia e eficiência. Por proporcionarem uma luz mais intensa e direcionada, ela é muito utilizada em vitrines, restaurantes e na própria residência, para valorizar algum móvel ou espaço em específico.


Entre as lâmpadas halógenas existe também uma diversidades de modelos, como as dicroicas, PAR, AR, duplo contato e a incandescente halógena; cada uma possui uma diferente funcionalidade e podem ser utilizadas em diferentes ambientes, por exemplo, as lâmpadas dicroicas possuem um feixe de luz mais focado, por isso é muito utilizada em interiores, para a exposição de objetos, como quadros e texturas, enquanto as lâmpadas PAR possuem uma iluminação mais difusa e intensa, sendo muito utilizadas em ambiente externos, como os jardins.


Como podemos utilizar as diferentes fontes para a formação do espaço?


Você provavelmente já deve ter visto em algumas revistas ou sites de decoração aqueles lindos lustres que decoravam a casa ou aquelas luminárias que são o sonho de consumo de qualquer pessoa, mas já parou para pensar em como foi planejado a sua localização?


As lâmpadas que aprendemos anteriormente podem ser utilizadas de diferentes maneiras, mas para cada uma delas é necessário um planejamento para não deixar o ambiente sobrecarregado, por exemplo, no caso dos lustres, geralmente são utilizados em salas de jantar ou sala de estar, mas cause tenha uma grande dimensão comparada ao cômodo, pode atrapalhar na hora da refeição ou em um momento de lazer.



Outro exemplo são os spots, eles são caracterizados por uma luz mais direcionada, por isso podem ser utilizados na sala de estar ou em uma estante, para destacar os objetos daquele local, criando um ambiente inusitado e agradável.


Qual a importância de um projeto elétrico para a iluminação?


Projeto elétrico é o planejamento de todos os circuitos em um espaço, seja em uma residência ou em uma indústria, ele tem como finalidade organizar as instalações elétricas de maneira a impedir a sobrecarga e aquecimento do sistema.


Além disso, também é responsável pela organização espacial de tomadas e interruptores, dos pontos de luz, da especificação dos materiais que vão ser utilizados e a sua metragem, evitando gastos desnecessários na hora da execução do projeto.


O projeto de iluminação deve estar em sintonia com o elétrico, para criar um ambiente agradável e seguro!



Devo contratar ajuda profissional?


A resposta é com certeza! Através da ajuda profissional você vai conseguir personalizar o seu projeto de maneira a criar um ambiente inovador, agradável e seguro, onde poderá desempenhar a totalidade de suas funções sem ter que se preocupar com gastos futuros devido a imprevistos.


Gostou dessa matéria e quer saber mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato conosco!

Categorias

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • enviar_edited
  • botao-de-chamada-telefonica_edited
  • placeholder_edited

(41) 99711-0474

Deputado Heitor Alencar Furtado, 5000, Bloco A, Primeiro Andar, Ecoville  |  Curitiba  |  CEP: 81280-340