top of page
5 (1).png

BLOG

  • Lumi Dodo

Você sabe o que é Automação Residencial?


Todo mundo já viu um filme no qual o personagem chega em casa e não precisa fazer nada além de dizer comandos, e a casa já o obedece, abrindo cortinas, ligando o ar condicionado, e acendendo as luzes.


Alexa, Google Home, Amazon Echo, cada vez mais a automação residencial vem se tornando acessível e necessária, nesse artigo citaremos várias justificativas para sua instalação.



Deve estar se perguntando o que é e como funciona esse processo, então vamos lá: a automação residencial é um sistema inteligente e flexível, que tem o objetivo de facilitar os procedimentos e tarefas do cotidiano, por exemplo, algo como trancar as portas, que muitas vezes esquecemos, seria feito automaticamente. A sua instalação trás conforto, segurança, economia e muitas outras possibilidades. Continue lendo para entender um pouco melhor!



Como funciona na prática?


Esse sistema possui um controle centralizado que pode ser acessado por celulares, tablets ou computadores, através dessa central controlamos os aparelhos e dispositivos, que se comunicam entre si. Quais aparelhos? Eletrodomésticos, luzes, alarmes, tomadas elétricas, ar-condicionado, janelas, portas, sistema de irrigação, câmeras de vigilância, detectores de fumaça, etc.



Exemplos disso seriam as possibilidades de programar janelas para abrirem no horário do despertar, apps de monitoramento que através de sensores detectam e enviam notificações para o seu celular se houver uma atividade suspeita. Abaixo esclarecemos cada uma das vantagens.




Segurança


A inteligência artificial permite que câmeras e sensores de calor ou movimento monitorem sua residência mesmo quando estiver fora, através de reconhecimento facial dos seus conhecidos em redes sociais, pode-se identificar se alguém estranho está tentando entrar no seu porto seguro. Além de conseguirem detectar curto circuitos, incêndios e vazamentos de água ou gás.



Idosos e pessoas com necessidades especiais


Há a opção de pessoas com necessidades especiais acionarem interruptores sem tocá-los através de sensores de movimento que ligam luzes de segurança automaticamente. No caso de idosos, caso ocorra uma queda serviços de resgate podem ser acionados por um botão de pânico, enquanto câmeras permitem a visualização da situação. Existem até mesmo sensores de pressão arterial e níveis de açúcar no sangue que podem ser incorporados aos sistemas. Tudo isso diminui muito as suas preocupações!




Economia de recursos


Mesmo que o investimento inicial possa ser alto, ele se torna retornável pela sua eficiência. Com o uso de termostatos e iluminações inteligentes, monitoramos o consumo de energia e reduzimos os desperdícios. Ar condicionados ligados sem necessidade, equipamentos em stand-by podem ser desligados automaticamente. A conta de água também pode diminuir, com o os sistemas que interrompem o fluxo.



Quanto custa?


Uma dúvida comum sobre automação residencial é qual o seu custo. Isso depende muito de quantas áreas da casa serão automatizadas, uma instalação simples tem o custo aproximado a partir de R$ 3 mil. Já um sistema que inclui luzes, ar condicionado, cortinas, sistema de som, TV e circuito interno de câmeras custa a partir de R$ 15 mil.




Devo contratar ajuda profissional?


Sem dúvidas, devido ao grande leque de possibilidades da automatização, um profissional te ajudará a determinar quais necessidades são prioridades e em que áreas da casa devem ser instalados mais dispositivos.



Quer um projeto arquitetônico para sua residência e ainda quer automatizá-la? Entre em contato conosco.


Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes

bottom of page