5 (1).png

BLOG

  • Lumi Dodo

Cisternas: conheça tudo sobre como utilizá-las!

Com recordes de falta de água, e rodízios sendo implementados em diversos municípios, até o momento (27 de outubro), há um racionamento de 36 horas em Curitiba. Muitos devem estar buscando meios alternativos de economizar esse recurso, assim, neste post apresentaremos diversos benefícios da instalação de Cisternas.


cisterna-vermellha


O que é ?


Uma cisterna consiste em um reservatório que pode captar e/ou armazenar água, podem ser instaladas em todos os tipos de edifícios: casas, apartamentos e condomínios. Podendo armazenar água potável, proveniente da chuva ou de reuso, tendo capacidades variadas de mil litros a 16 mil litros. Esse tipo de aparelho permite uma economia de água de aproximadamente 50% no valor da conta.


No mercado é possível encontrar diversos tipos como as pré-fabricadas em polietileno, fibra ou metal, utilizadas em residências ou edifícios menores. Estas podem ou não ser enterradas no solo, convém mencionar que se for optado por cisternas subterrâneas o custo encarece. Ainda, há a alternativa de estarem ou não ligadas diretamente à rede de encanamentos do imóvel.


Já as cisternas em alvenaria normalmente são enterradas no solo, apresentam maior dimensão quando comparadas às pré-fabricadas e devem ser projetadas por profissionais que calculam a capacidade volumétrica necessária. Essas cisternas acabam sendo mais caras que as pré-fabricadas, por necessitarem de obras, mas não deixam de ser uma opção.


Independente do tipo da cisterna é essencial a contratação de engenheiros que projetam a ligação do aparelho com o restante do Sistema Hidráulico, caso a sua instalação seja posterior ou não a edificação. (Outro fator quando se fala de economia e otimização, é o Projeto Hidrossanitário que prevê todas as ligações de água da sua edificação).



Existem também as cisternas menores que podem diretamente captar a água da chuva vinda das calhas. Primeiramente, a água passa por um um filtro, que impede a passagem de impurezas, como folhas ou galhos. Alguns modelos de cisterna possuem vantagens como um separador da primeira água pluvial que contém maiores impurezas vindas do telhado. Aquelas com torneiras em sua parte inferior facilitam a limpeza e a utilização. Outros componentes que estão presentes são: redutor de turbulência e um ladrão, que garante o escape da água em excesso.


Utilização e Benefícios


As diversas tarefas como lavagem de áreas externas, limpeza de calçadas, lavagem de carros, irrigação de plantas se tornam mais viáveis com a instalação da cisterna, poupando-se recursos naturais. Da mesma maneira, a alimentação de descargas de vasos sanitários podem ser totalmente supridas, já que nessas ações não há a necessidade de água potável, permitindo a economia e o abastecimento de água para os usos essenciais. Ou seja, além da economia para o seu bolso, você contribui para a preservação do meio ambiente e dos mananciais.


usina-hidreletrica-itaipu

Precauções


A água de reuso possui outra nomenclatura: a água cinza, sendo aquela que não entrou em contato com dejetos humanos. Por sua vez, comumente acaba tendo aparência e odor diferentes, dependendo de sua procedência, que pode ser vinda de chuveiros, máquinas de lavar roupa, máquinas lava louça, etc. É importante ressaltar que a água de reuso e a água de origem pluvial não são adequadas para consumo humano, pois podem abrigar poeira, bactérias, fungos, fuligem, sulfato, amônio e nitrato.


Para garantir a qualidade da água e não ocorrer a contaminação do reservatório ou proliferação de insetos é necessário tomar algumas precauções. O armazenamento deve ser vedado e protegido da luz solar direta; todas as entradas e saídas de água devem ser protegidas com telas de mosquiteiro, para prevenir a contaminação por vetores de doenças como o Aedes Aegypti. Outra questão, é levar em consideração o peso da cisterna, cada litro de água pesa um quilo, de modo que o local onde a cisterna for alocada deve suportar o peso da mesma cheia.


Tratamento: como funciona?


regando-plantas

Para que não ocorra a danificação de plantas, pisos, louças e metais, o ideal seria corrigir o pH da água de reuso, se utilizando de produtos específicos encontrados em lojas de produtos para piscinas. Realizar o tratamento com cloro orgânico, é uma boa jogada.


Uma maneira de pré tratar a água cinza de forma rápida, testada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da USP. Misturando 5mL de água sanitária para cada litro de água, há a diminuição da emissão de odores desagradáveis. Entretanto destaca-se que, essa não é uma fórmula totalmente segura, pois seria necessário conhecer detalhadamente a composição de cada água cinza.


Funcionamento


Para a coleta, acopla-se a saída de água das máquinas, tubos que encaminham a água diretamente para a cisterna, ou para baldes caseiros que variam de tamanho dependendo do porte do eletrodoméstico. Uma opção executável seria a separação da coleta de água pelos ciclos de lavagem, havendo maior controle, já que cada um deles têm composições diferentes. Águas residuais de banhos também podem ser coletadas com baldes e posteriormente reservadas nas cisternas.


duas-maquinas-de-lavar


Custo


O custo é muito variável dependendo do material da cisterna e de seu volume. No mercado encontram-se cisternas de 5000 L a partir de RS 2.500,00 aproximadamente. Se você pensa em instalar um sistema de reaproveitamento de água mas não possui espaço ou não deseja realizar uma reforma, existem outras opções como mini kits de reúso de água ou mini cisternas. Estas possuem um preço inicial de RS 347,00. Suas utilizações se tornam mais práticas e eficazes para a aplicação em apartamentos, por exemplo.


Se achou esse post interessante compartilhe com seus amigos! Para mais informações entre em contato conosco.













Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes