Construtora ou empreiteira? Entenda a diferença para não errar na escolha!
Está pensando em construir ou reformar e não sabe se contrata uma construtora ou um pedreiro de uma empreiteira para realizar sua obra? Produzimos esse conteúdo para que você entenda as diferenças entre elas e saiba qual é a escolha mais adequada para o seu projeto!
Primeiro vamos às diferenças
A construtora executa a parte física de uma edificação, ou seja, ela é encarregada por contratar a mão-de-obra, fornecer o maquinário, os equipamentos e toda a tecnologia necessária no processo construtivo, além de cuidar da parte burocrática junto à prefeitura, secretaria do meio ambiente e outros órgãos.
Sua responsabilidade principal é garantir o cumprimento do prazo estipulado pelo cronograma e da qualidade da obra, para que a construção não tenha problemas como rachaduras, irregularidades e infiltrações.
Ela deve contar com pelo menos um engenheiro que se responsabilize pela execução da obra e deve ser registrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Já que realizam um trabalho mais abrangente, costumam cobrar cerca de 20% a mais no valor final.
Tal como a construtora, a empreiteira se envolve com a execução da obra, mas é contratada pela empresa apenas para realizar certas tarefas específicas de dentro do projeto, normalmente de pequeno porte, seguindo o planejamento dos engenheiros e arquitetos. Por esse motivo, ela não tem permissão para executar projetos próprios, não é obrigada a ter um registro no CREA nem a ter contratados esses profissionais. Normalmente, os pagamentos são facilitados (diário ou empreitada) e alterações no projeto podem ser feitas de forma mais simples, porém, os prazos tendem a ser menos precisos e a fiscalização da obra precisa ser feita diariamente, para que não ocorram erros de metragem, acabamento e estética que possam causar transtornos ao serem consertados posteriormente. Há também a necessidade da escolha e da aquisição dos materiais, processo que as construtoras já indicam/realizam.
E o custo, como fica?
Uma obra residencial de padrão básico, mais aproximado do serviço realizado por uma empreiteira, custa em média R$ 1.627,25/m², enquanto um padrão de construtora é R$ 1.997,75/m² (valores referentes a agosto de 2020 na cidade de Curitiba-PR, em zona de ocupação R-1).
Com esses valores, você pode calcular quanto gastaria com o espaço que pretende construir, a conta é simples:
Casa de 100 m² em padrão básico: 1.627,25 x 100 = 162.725,00 reais
Casa de 150 m² em padrão de construtora: 1.997,75 x 150 = 299.587,50 reais
Vale lembrar que há diversos fatores que influenciam nessa estimativa, como:
número de pisos na construção;
terreno plano ou com declividade;
construção em alvenaria, madeira, drywall, pré-fabricada ou outro modelo;
acabamento de parede somente em reboco, massa corrida ou massa acrílica;
revestimento das paredes internas e externas em tinta, cerâmica, porcelanato ou outros
materiais;
teto em gesso, PVC ou outro;
tipo de telhado;
materiais das bancadas, metais e louças da cozinha e dos banheiros;
altura do pé-direito;
quantidade e tamanho das portas e janelas;
Existem sites, como o Homify, que podem te orientar nesse cálculo, de acordo com o que você pretende construir, mas lembre-se: sempre faça orçamentos com as empresas disponíveis no local onde pretende construir, pois os preços podem variar muito!
Os projetos realizados ao contratar arquitetos e engenheiros, além de serem personalizados para você e mais adequados ao ambiente em que serão construídos, são pensados para a otimização do espaço e para a redução de custos de obra desnecessários!
Quer construir ou reformar um ambiente da sua casa? Faça um orçamento gratuito ou entre em contato conosco!
Comments