5 (1).png

BLOG

  • Isabela Class

Dicas de Iluminação Residencial


Cozinha em tons escuros e madeira com um pendente em cima da ilha

A luz é um componente essencial para a criação de ambientes agradáveis e que passem as sensações para as quais foram criados. A iluminação é muito importante para o design de interiores, pois através dela é possível ressaltar detalhes, tornar o local mais minimalista, tornar mais aconchegante e realizar muito mais combinações entre espaço e luz. Veja algumas dicas para acertar na escolha dos melhores tipos de iluminação para cada ambiente:


  • Sala


A sala é um local que precisa de uma luz mais ampla, assim as luminárias de teto são as melhores opções. Para destacar algum objeto específico, como alguma decoração especial, é interessante utilizar uma luminária pendente sobre o objeto ou luminárias embutidas.



Sala de estar com luminárias de teto e spots

  • Quarto


A luz do quarto precisa abranger todo o ambiente com uma luz geral no teto - como plafons - e também ser aconchegante para ajudar o corpo a relaxar para dormir. Assim, luminárias embutidas em gesso e arandelas são ótimas opções para deixar o ambiente mais intimista. Abajures e luminárias suspensas perto da cama são interessantes porque criam uma atmosfera relaxante para uma leitura antes de dormir ou caso seja necessário levantar no meio da noite.



Quarto com iluminação aconchegando e abajur. Também há uma penteadeira com iluminação adequada.

  • Banheiro


A iluminação do banheiro varia muito, pois ele pode ser feito de diversas formas. Mas algumas dicas são importantes para deixá-lo agradável independente de como for. A luz direcionada para o box deve ser mais forte e clara, já a luz direcionada ou ao redor da banheira pode ser mais difusa e amarelada para proporcionar um ambiente relaxante. E por fim, se o espelho do banheiro for utilizado para maquiagem, ele precisa de luzes auxiliares.



A foto mostra um banheiro com iluminação agradável e luzes auxiliares no espelho.

  • Cozinha


A luz da cozinha precisa ser clara, eficiente e forte, afinal a cozinha é um local de preparo de refeições e por isso é preciso que a iluminação auxilie na atenção e cuidado com os instrumentos e alimentos. Assim, na cozinha é recomendado utilizar luzes gerais brancas ou pontos de luz que ajudem a aumentar a luminosidade como fitas de LED embaixo dos armários, spots de LED direcionados aos balcões e luminárias penduradas em cima da ilha.


  • Área Externa


A ideia de que a área externa não precisa de uma iluminação planejada e detalhada é ultrapassada. Hoje é muito comum exaltar o paisagismo com refletores, que criam efeitos de sombras muito belos nas folhagens, Up-lights e arandelas.




Dicas para Acertar


Algumas coisas não podem faltar para uma boa iluminação em qualquer ambiente:


  • As cores influenciam a performance da iluminação no ambiente. Prefira cores claras para lugares que sejam bem iluminados e luzes mais fortes para locais mais escuros. Se buscar aconchego, as lâmpadas amareladas são a melhor opção.


  • Escolha o tipo de lâmpada que iluminará seu ambiente pensando no custo benefício. As lâmpadas incandescentes gastam menos energia, assim como as lâmpadas de LED. Além disso, as fluorescentes possuem uma boa economia e durabilidade. É importante levar o consumo de energia em consideração na hora de escolher as luzes da sua casa.


A foto mostra uma parede com nichos de plantas e 3 luminárias pendentes.

Agora que você já sabe como montar um ambiente iluminado e confortável, que tal aplicar na sua casa? A Tetris pode te ajudar com um projeto luminotécnico incrível!

Se achou esse post interessante compartilhe com seus amigos! Para mais informações entre em contato com a gente.

Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes