Projetos com iluminação natural

March 22, 2018

Adotar soluções arquitetônicas que proporcionem melhor aproveitamento da iluminação natural é procedimento fundamental, pois quando o vidro é bem aproveitado em um projeto de construção civil ele traz vantagens, como economia de energia artificial – gerando redução de custos com energia elétrica -, bem-estar e conforto ao ambiente. Devido a esses ganhos, o profissional responsável pelo projeto da casa deve analisar as possibilidades de inserção da luz natural em seu projeto.

 

Muita incidência solar à ambientes mal planejados podem causar desconforto térmico, para isso existe uma série de recursos que permite a entrada da luz e bloqueia a radiação solar direta, como o uso do vidro adequado ao ambiente e proteções como brises ou varandas.


Os vidros são classificados em comum, duplo ou insulado, laminado e temperado. O comum possui baixa resistência mecânica, sendo mais frágil e quebradiço que os demais; ao se quebrar, o vidro comum espalha pedaços pontiagudos e cortantes. O duplo ou insulado é insuperável quando a intenção é aproveitar ao máximo a luz natural, com bloqueio do calor proveniente da radiação solar. Também proporciona grande conforto acústico, com maior bloqueio do som; trata-se de um sistema de duplo envidraçamento, com o benefício da camada interna de ar desidratado. O laminado, considerado um vidro de segurança, é composto por duas ou mais placas de vidro unidas por camadas intermediárias de PVB (polivinil butiral) – filtra em 99,6% os raios ultravioleta-, por esta razão é mais resistente a impactos, mas caso seja quebrado, os fragmentos ficam presos nesta camada intermediária (PVB), que possui alta resistência elástica, absorvendo o impacto e mantendo os estilhaços até a substituição do vidro. Por último, o temperado que é mais resistente a choques térmicos do que um vidro comum com espessuras semelhantes, em caso de quebra, fragmenta-se sem pedaços pequenos e pouco cortantes, por isso também é considerado um vidro de segurança.

 

#luz #natural

Compartilhar em Facebook
Compartilhar em Twitter
Please reload

(41) 99537-1335

Deputado Heitor Alencar Furtado, 5000, Bloco A, Primeiro Andar, Ecoville  |  Curitiba  |  CEP: 81280-340