BLOG

  • Bernardo Henrique Bahr Schafer

Inovações tecnológicas na arquitetura e na engenharia

O que é Tecnologia?


Tecnologia é algo muito falado hoje em dia! Em todas as revistas e jornais ouvimos que o ser humano está sempre inovando e criando tecnologia, mas poucas vezes ouvimos o que é o seu conceito.


Tecnologia é um complemento de habilidades, técnicas e processos utilizados na produção de bens e serviços. Tendo em vista esse conceito podemos perceber que não é apenas o meio material, uma nova organização ou técnica de um serviço pode ser visto como uma nova tecnologia.


Mudanças na engenharia e arquitetura devido a novas tecnologias?


Com os avanços tecnológicos, os Arquitetos e Engenheiros podem focar muito mais na produção criativa e visualizar suas obras antes mesmo da construção.


As novas tecnologias trouxeram grandes avanços na construção civil, principalmente na parte de projetos. Algumas de suas melhorias são:


  • Tempo de Projeto: Antigamente os projetos eram feitos todos a mão, assim sendo um trabalho enorme e um grande tempo remetido apenas em transcender as ideias do profissional para o papel e caso houvesse alguma falha no desenho teria que ser refeita toda essa parte novamente. Hoje em dia é muito mais rápido esse processo devido aos softwares criados!


  • Produtividade: Com o avanço dos softwares pode se prever erros muitos mais assertivamente do que antigamente assim errando menos na parte da construção tendo uma produtividade maior


  • Softwares : Os softwares são essenciais hoje em dia em projetos e nas obras, nenhuma obra hoje em dia se faz sem ter algum processo passado por um software, e por causa deles que grandes melhorias ocorreram na construção civil. Os avanços desses softwares também foram significativos como a modelagem 3D; ainda é usado softwares de modelagem 2D, entretanto essas ferramentas desenham linhas enquanto na modelagem 3D se pode ter uma visualização do projeto muito maior, pois está se desenhando casas e visualizamos isso.


  • Obras mais sustentáveis: Com o avanço das indústrias e dos materiais, se produz materiais que poluem muito menos o meio ambiente.


  • Redução de Custos



Novas tecnologias

  • BIM: A Tecnologia BIM já é muito utilizada na parte de projetos, sendo possível fazer um planejamento de sua obra do início ao fim, prevendo possíveis erros na execução e no projeto


  • Tecnologia dos Materiais: A tecnologia dos materiais é uma área sem fim, a cada dia ela está se aprimorando tanto com criação de concreto que se regenera até com telhas que geram luz solar


  • Drones: Os drones proporcionam uma monitoração da obra melhor sem mesmo om engenheiro ou arquiteto tendo que estar nela


  • Realidade Virtual: Apesar de ainda não ser muito utilizada na construção, possui um potencial muito grande para ser muito usado em um futuro próximo comercialmente, trazendo uma clareza da obra mesmo ela nem ter sido iniciada.



Quais são as tendências para os próximos anos?


As tecnologias tendem a nos surpreender cada vez mais, principalmente na questão de softwares e nas obras. No futuro a tendência é a criação de prédios por meio de máquinas e materiais pré-moldados, sendo a agilidade o ponto principal dessas construções, além de softwares de acompanhamento mais crítico das obras e de designers.



Quer investir em novas tecnologia na hora de construir a sua residência? Conheça os nossos projetos!

Categorias

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes