BLOG

  • Melissa Pereira

Lean Construction

Lean Construction é um termo em inglês que remete um processo de construção enxuta. Essa tendência surgiu nos anos 80, desenvolvida pela Toyota para aumentar a produtividade e a eficiência de um projeto reduzindo a quantidade de desperdícios, o tempo de espera e a superprodução.


Na construção civil, este método é utilizado pensando em questões sustentáveis, visando um menor desperdício de materiais, otimizando o tempo de obra e economizando o dinheiro gasto. Desse modo, a produtividade aumenta e consequentemente, há uma maior eficiência na execução.


Princípios


Existem 5 princípios que devem ser seguidos como base para esse método.

  • Redução de desperdícios

  • Redução da variabilidade

  • Otimização do tempo

  • Transparência dos processos

  • Aumento do valor do produto final


Aplicação


Uma boa maneira é a utilização de softwares de gestão de obras, junto a um planejamento estratégico. Alguns softwares permitem um acompanhamento em tempo real do canteiro de obras, possibilitando uma gestão mais precisa das atividades, materiais utilizados e do tempo.


Vantagens x Desvantagens


Há inúmeras vantagens, como o baixo estoque, produção mais veloz e flexível e redução do custo de produção. Porém, é importante pontuar também as desvantagens do método, como a maior dependência de fornecedores internos e uma aplicação mais restrita.


A Lean Construction pode ser reconhecida como altamente vantajosa, mas deve-se observar sua viabilidade de implantação, considerando todo o processo, a fim de não fracassar na execução.



A Tetris pode te ajudar a realizar seu projeto! Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato conosco!

Categorias

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes