- Isabella Piffer
O que é Construção Industrializada e quais são seus benefícios?
Com a chegada de um novo cenário mundial no setor de construção, a praticidade e a qualidade da obra vem sendo cada vez mais valorizadas, e afim de atender a esses elementos, surgiu a construção industrializada! Através do uso de materiais feitos por medida, é feito a instalação deles direto na obra, evitando prejuízos futuros, como o desperdício ou o gasto desnecessário, além de ser um método de construção utilizado em obras de grande escala. Contudo, para a sua eficiência, é necessário que todos os materiais tenham uma descrição bem completa, pois como boa parte deles irão ser utilizados repetidamente, uma característica incoerente e vai ser necessário reformular todos para estarem de acordo com as especificações! Outro cuidado necessário envolve o transporte dos materiais na obra, de forma que cheguem em bom estado e em segurança!
Como funciona o processo de fabricação e instalação dos componentes
Na hora da contratação das empresas para o processo de montagem e de fabricação é necessário se levar em conta quais são as necessidades do projeto, os benefícios e se certificar que elas irão seguir as normas técnicas. Para a fabricação, é preciso do detalhamento da peça, visto que a partir dele que vai ser feito a sua elaboração, nessa etapa é preciso manter o constante cuidado com a qualidade dos elementos, para que mesmo depois de vários anos eles mantenham a sua qualidade. Após as peças estarem prontas, elas são direcionadas para o locais da obra, onde vão ser conectadas para o desenvolvimento da construção, é muito importante que nessa fase exista um bom planejamento, pois é ele quem vai definir a organização e ordem desses fatores, além de prevenir acidentes e garantir a segurança de todos.
Porque é uma tendência
Devido a sua maior produtividade em um menor período, além do menor custo e maior durabilidade, muitas pessoas vem aderindo a essa nova prática com o intuito de conseguir um maior custo-benefício e adotar uma prática mais sustentável de construção.
Pré-moldado ou pré-fabricado?
Entre os elementos feitos sobre medida existem os pré-moldados e os pré-fabricados, mas você sabe qual a diferença entre eles?
O material pré-moldado é preparado anteriormente de ser transportado para o canteiro da obra, passando pelo processo do molde e da cura, apenas sendo levado quando já está pronto, um exemplo é o concreto pré-moldado que garante uma maior durabilidade, além de economizar um grande tempo de construção, visto que o comum é preparado no próprio canteiro.
Apesar de possuírem semelhanças, como a montagem prévia, os elementos pré-moldados e pré-fabricados possuem algumas diferenças, um exemplo é a necessidade de um ambiente próprio e com uma fiscalização mais rígida para a produção, ao contrários dos pré-moldados, os pré-fabricados são feitos industrialmente, tendo um controle maior de qualidade e utilizando um laboratório especializado
Qual os principais benefícios e vantagens?
Aderindo a essa prática, além do aumento da produtividade, ela também proporciona uma diminuição do tempo de obra, visto que em vez de preparar alguns materiais no canteiro, eles já são feitos anteriormente.
Outro beneficio é o menor desperdício, visto que devido ao planejamento, todos os elementos vão ser analisados, tendo também um controle de qualidade maior na construção.
Assim, a partir de um planejamento, é possível considerar todos esses pontos, possuindo um maior controle de gastos e adotando práticas sustentáveis!
Sustentabilidade
Você já deve ter percebido os inúmeros pontos positivos dessa construção, mas um dos mais importantes é a sustentabilidade!
Através da redução do desperdício e do uso de materiais, além da diminuição da formação de resíduos e poluição no canteiro, essa construção se torna sustentável, visto que tenta diminuir o máximo possível os seus impactos ao ambiente.
A Tetris realiza projetos na área da Construção Civil! Quer conhecer mais sobre nossos serviços? Então entre em contato conosco!
コメント