BLOG

  • Lumi Dodo

Orientação Solar: Tudo que você precisa saber sobre!


Orientação solar - Raios solares em uma sala de estar destacando o sofá amarelo

Quando começamos a planejar como será a nova casa ou o que será mudado na reforma do escritório, já pesquisamos as tendências de design de interiores e quais móveis serão adquiridos, no entanto, acabamos nem ouvindo falar de uma das etapas mais primordiais e essenciais: o Estudo da Orientação Solar. Continue lendo para compreender como essa etapa é imprescindível para se obter um ambiente adequado e confortável de habitar!

O que é a orientação solar?


A Orientação Solar define como a luz do sol incide sobre os edifícios. A iluminação solar aquece os ambientes, influenciando o conforto térmico das construções. Sendo assim, devemos prestar atenção para que esse fator não se torne um incômodo e sim possa ser usado ao nosso favor!

Qual é a sua importância?

Todos os projetos devem se iniciar com a análise do terreno e o estudo da orientação solar. Os arquitetos ao criarem as plantas arquitetônicas são responsáveis por desenvolverem as melhores soluções para todos os aspectos que sofrem interferência da incidência solar. Ousa-se dizer também que uma residência de qualidade depende muito desse fator.


Não queremos habitar em um ambiente pouco iluminado, com tendência a umidade, muito menos um quarto abafado e sem sombreamento. Por isso, é essencial o profissional já prever a quantidade de calor que estará presente e seu fluxo de transferência,, além de outros fatores, como a ventilação, e o próprio uso dos materiais, que podem interferir na sensação térmica.

Orientação solar - fachada de uma casa com dois andares com iluminação natural

Como os raios solares incidem na residência?


Dependendo da região em que nos localizamos, a arquitetura também deve ser pensada de forma diferente, principalmente na região sul; por exemplo, é favorável que os quartos estajam voltados para a fachada norte, justamente pelo clima ser naturalmente mais ameno, necessitando assim de maior insolação. Ou seja, a distribuição dos cômodos deve ser feita com prioridade aos espaços de maior permanência, como quartos e salas, ou no caso de home office, os escritórios. Já em regiões mais quentes, é aconselhável que fiquem voltados para o leste ou oeste, que são banhados pelo sol da manhã e pelo sol da tarde respectivamente.


Além disso, a incidência solar também varia de acordo com a latitude e longitude, e se a residência está localizada no Hemisfério Norte ou Sul!

Orientação solar - Várias casas com fachadas voltadas para a mesma direção

O que pode influenciar a Orientação Solar?


Quanto mais perto do Equador, o ângulo de incidência dos raios solares se torna cada vez mais perpendicular, assim a radiação se torna mais direta e intensa. Para adicionar, fatores como a topografia e a influência dos arredores da residência alteram da mesma maneira o conforto térmico. Exemplificando, em Florianópolis, as construções devem prever a brisa terra-mar, que modifica o fluxo de calor de dia e de noite, pela diferença de temperatura do oceano e do continente. Como já citado, a topografia intervém da mesma forma, como em regiões de alta altitude, as temperaturas se tornam mais frias, necessitando de maior aquecimento.

Orientação solar - Terreno íngreme com iluminação natural

Já podemos compreender que a orientação solar não é algo tão simples como imaginamos, ela existe paralelamente com a ventilação da construção, e se usados de maneira complementar, podem originar ambientes muito agradáveis. Como deques e jardins internos, que possuem iluminação e ventilação natural.

Ela é crucial para a economia de energia elétrica, diminuindo gastos com ar condicionado e iluminação. Além disso, se pensada corretamente pode evitar diversas dores de cabeça, como mofo em paredes, ácaros, e bactérias.

Como planejar a orientação solar?


A Norma de Desempenho em Edificações Habitacionais – ABNT NBR 15575 atualmente em vigor busca consolidar requisitos mínimos de qualidade, durabilidade, segurança e desempenho para as construções habitacionais brasileiras.


Por isso é fundamental contratar um escritório especializado em arquitetura, que poderá trazer todas as soluções desses fatores através do projeto arquitetônico!

O profissional irá planejar o posicionamento de portas e janelas, brises, marquises e demais elementos, garantindo o melhor uso da sua residência. Assim, é possível aproveitar a luz solar tanto no verão quanto no inverno. Quer conhecer mais sobre esse serviço? Entre em contato conosco!




Categorias

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes