5 (1).png

BLOG

  • Luma Prado

Realidade Aumentada na Construção Civil


mulher com óculos de realidade aumentada

O avanço da tecnologia vem trazendo diversos benefícios para muitas áreas de trabalho e para a construção civil não seria diferente. Continue lendo para entender melhor o que é isso, onde ela pode ser aplicada dentro desse ramo da engenharia civil e como ela pode beneficiar sua empresa.


O que é Realidade Aumentada?


A Realidade Aumentada nada mais é do que uma mistura de elementos virtuais e elementos reais em um ambiente físico, diferente da realidade virtual, que cria um ambiente totalmente novo e independente do mundo real. Ela já vem sendo usada há algum tempo e está se popularizando por agora estar viável em celulares e tablets. Além disso, pode beneficiar arquitetos, engenheiros e toda a equipe de construção, aumentando a precisão e eficiência, reduzindo os erros e economizando tempo, dinheiro e recursos.


A ideia de utilização desses aplicativos é realmente auxiliar no momento da obra, pois isso proporciona uma visão mais exata do que será construído, dos materiais, instalações e passo a passo, que muitas vezes é difícil de entender apenas por desenhos. Assim, plantas 3D e hologramas de maquetes são usados para melhorar a compreensão e facilitar a execução.


Um exemplo é quando queremos comprar algum móvel e alguns aplicativos que contém a realidade aumentada nos permitem ver como ficará no local escolhido apenas usando a câmera do seu celular.


Abaixo você poderá conhecer um pouco mais sobre como aplicá-la na construção e ficar por dentro dessa tecnologia.


Dispositivos Utilizados


São necessários alguns dispositivos para que toda essa mágica aconteça, e os principais são:


  • Óculos: criam a experiência de imersão e são responsáveis por “transportar” a pessoa para onde ela quiser.

  • Sensores de Manipulação: esses sensores capturam não só o movimento da cabeça, mas do corpo inteiro, dando mais precisão.

  • Aplicativos de celular: também tudo pode acontecer por uma tela do celular, para conseguir visualizar algo imaginário no ambiente real.


aplicativo de realidade aumentada mostrando um sofá

Como Aplicar na Construção Civil?


Existem muitas aplicações para essa tecnologia dentro desse ramo, como:


  • Tours Virtuais

Eles têm o objetivo de mostrar para o cliente como ficará o projeto final, dando assim uma maior satisfação do cliente no fim do processo, afinal nada se compara com sentir-se dentro da edificação.


  • Auxílio em Canteiros de Obras

Alguns aplicativos já mostram o passo a passo de procedimentos e instalações de equipamentos. Isso pode diminuir muito a ocorrência de erros.


  • Treinamentos

A realidade aumentada possibilita diversos cenários de canteiros de obras e isso auxilia muito no momento de pôr a mão na massa. Os treinamentos desempenham um papel de destaque no sucesso da empresa e com a essa tecnologia, fica mais fácil fazer isso.


  • Experiência do Cliente

A experiência do cliente é um dos pontos mais importantes para o sucesso de uma empresa. Então, ela precisa garantir que desde o processo de vendas até a entrega do projeto sua experiência seja perfeita.


  • Design de Interiores

Também é possível se sentir dentro de um ambiente, por exemplo. A decisão para o cliente será muito mais fácil com os recursos que a realidade aumentada oferece.



construção usando realidade aumentada para mostrar o resultado

Agora que sabemos como e as vantagens, trago alguns exemplos de tecnologias que já são utilizadas.


  • Microsoft HoloLens: São uma espécie de óculos que criam hologramas, fazem anotações e mostram alguns detalhes essenciais.


  • Augment: É um aplicativo que permite que os arquitetos consigam visualizar modelos 3D em tempo real e na escala correta, transformando uma planta baixa em um holograma do modelo em 3D.


tablet mostrando um projeto de forma realista

  • GAMMA AR: Também é um aplicativo de monitoramento do canteiro de obras que permite comparar a realidade da obra com o planejamento contido no projeto. Isso irá auxiliar a reduzir gastos e erros.


E o que tudo isso tem a ver com Captura da Realidade?


Ela é um escaneamento do ambiente real para captar todas as informações relevantes para um projeto digital. A ideia de usar essa captura de realidade está totalmente relacionada com a realidade aumentada e o futuro das edificações.


A Captura da Realidade consegue levantar informações mais precisas e em menos tempo que as opções tradicionalmente usadas. Além disso, ela eleva o modelo BIM a um outro nível, isso porque ela utiliza 3 tipos de captura: terrestrial lasers scanners (cria pontos que captam a tecnologia no terreno), fotometria (fotografar em diferentes ângulos) e drones (capturam imagens do terreno para depois criar o projeto em 3D de forma precisa).


drone em cima de uma mão

A Realidade Aumentada pode transformar a forma de trabalhar e auxiliar muito sua empresa. Por isso, é sempre importante estar atento sobre novas tecnologias para poder seguir as novas tendências e se modernizar.


Se achou esse post interessante compartilhe com seus amigos! Para mais informações entre em contato conosco.

Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes