top of page
5 (1).png

BLOG

  • Araceli Martínez

Como aproveitar os espaços embaixo da escada? Confira algumas dicas!


Escadas - Escada circular no lado esquerdo, com uma sala de estar no fundo da imagem

Cada dia as residências e apartamentos são mais pequenos, tendo que otimizar o espaço e quando projetamos uma casa ou a reformamos geralmente apresentam-se vários problemas com o aproveitamento dos mesmos, especialmente quando trata-se de aproveitar os espaços disponíveis embaixo das escadas, pois sempre parecem pequenos, inacessíveis ou que, de qualquer jeito que for distribuído não conseguimos um espaço confortável e bem aproveitado!

Para construir algo nesta área e de acordo com a sua necessidade, é necessário avaliar bem o espaço que você dispõe. Tem que ser considerados detalhes como a estrutura da escada e a altura entre o piso e os degraus e desta forma será possível planejar todos os cantos, inclusive os degraus, que podem se tornar um recurso original para solucionar problemas de armazenamento.


A sua decoração deve ir de acordo com os ambientes ao redor, pois como ele divide espaço com outros cômodos visualmente, não pode receber uma decoração própria muito destoante. O ideal é ser visto como uma continuação do cômodo mais próximo tanto em estilo, em caso de uma decoração padrão em todo o imóvel, como em cores.


Desta vez decidimos trazer para você todos estes exemplos de como aproveitar este espaço de acordo com as suas necessidades! Cabe destacar que estes são apenas alguns exemplos, pois cada vez mais os arquitetos e designers criam projetos incríveis e por isso sempre recomendamos a ajuda de um profissional na hora de projetar e assim aproveitar ao máximo o potencial dos espaços e atender com todas as expectativas do projeto!

Veja algumas das miles de opções disponíveis atualmente!

Utilização do espaço como estante para livros:

Para este tipo de utilização de espaço e caso você busque algo simples pode utilizar apenas estantes que você mesmo pode colocar na sua casa, mas caso você queira o desenho de um móvel que se encaixe perfeitamente à medida no vão da escada é bom contar com a ajuda de um profissional que possa fazer isso e aproveitar o espaço da melhor forma!

Utilização do espaço como quarto para guardar pertences/casacos:

Os armários devem ter as portas alinhadas com o final da escada, para facilitar o seu uso, eles podem ser profundos, com gavetas para facilitar o acesso à parte de trás, por exemplo, terem algum painel ou parede no fundo para deixar o vão mais curto ou então se transformarem em depósitos livres, com bicicletas e outros itens maiores.

Utilização do espaço criando um cantinho para sentar:

Pode ser criado um cantinho de leitura ou descanso no chão ou um pouco mais elevado, liberando espaço para um armário na parte de baixo, ou em alguns casos pode se aproveitar o fundo para colocar estantes com livros. Essa solução fica ainda melhor se for criada uma iluminação específica para esse local ou então se existir algum tipo de abertura na parede, permitindo a vista do exterior.

Utilização do espaço para escritório:

Quantos de vocês pensam em utilizar o espaço embaixo das escadas com um espaço de estudo? Se você já o considerou tem que ter em conta que este espaço deve ser o suficientemente amplo e aberto como para lhe permitir colocar uma mesa, uma cadeira e alguns estantes.

Utilização do espaço para instalação do banheiro:

É muito comum a utilização deste espaço para alocar o banheiro pois geralmente é amplo o que permite uma boa distribuição para o seu uso como banheiro em espaços sociais. Como no item anterior tem que prestar atenção no espaço e especialmente nas alturas para evitar que o ambiente fique desconfortável e baixo demais para os usuários!

Aproveitar o espaço para a cozinha ou um barzinho:

Uma ideia muito interessante é cria um bar embaixo da escada! Com a ajuda da móveis planejados, pode ser criado um espaço para guardar as bebidas ou até mesmo para prepará-las, criando um ponto interessante e divertido em sua casa para receber as suas visitas.

Básicamente você consegue colocar qualquer tipo de espaço embaixo de uma escada! Contudo, preste atenção para respeitar as medidas que se precisam para cada tipo de uso e evitar que o ambiente fique desconfortável!

Na Tetris sempre estamos disponíveis para te atender com os nossos profissionais e criar os espaços perfeitos para você e sua familia, respeitando as suas necessidades, disponibilidade financeira e gostos! Por isso se você esta procurando aproveitar da melhor forma possível os espaços da sua casa ou apartamento solicite um orçamento conosco e surpreenda-se!

Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes

bottom of page