top of page
5 (1).png

BLOG

  • Amanda Reginatto De Pierri

Construção sustentável

Também conhecida como “construção verde”, refere-se a todo processo de idealização, execução e funcionamento de uma edificação, por meio de soluções sustentáveis e ambientalmente responsáveis.




Mas o que torna uma construção verde?


Para ser considerada verde, uma edificação deve seguir todas as leis ambientais a ela impostas, respeitando o meio ambiente e principalmente, fazendo com que o impacto gerado por sua existência seja próximo à nulidade



A construção civil hoje, é o setor de atividade humana que mais consome os recursos naturais do nosso planeta. É a atividade com maior impacto ambiental no mundo, gerando milhões de toneladas de resíduos todos os anos.


É por esse motivo que a construção civil está em constante melhoria, em busca de soluções inovadoras, inteligentes e mais eficientes.

Soluções que podem ajudar nessa busca


Escolha dos materiais


Hoje no mercado, existe uma grande variedade de materiais mais sustentáveis que podem ser usados em opção aos convencionais.


Materiais como a madeira, que é tão resistente quanto o concreto, parece ser esquecida na idealização de um projeto. É considerada sustentável por ser produzida por fontes renováveis e, quando usada da melhor forma, agrega alto valor estético a uma obra.


Já o aço, há muito conhecido como amigo do meio ambiente, pode ser usado de diversas formas na construção. É considerado sustentável devido ao seu alto potencial de reciclagem e, por se tratar de uma estrutura pré-fabricada, faz com que a obra seja mais eficiente e rápida.



Arquitetura sustentável

Uma das etapas mais importantes de um bom projeto de arquitetura é a análise do entorno. Saber respeitar o espaço e como integrar a edificação ao ambiente sem que o comprometa.


Prever o uso dos espaços de maneira flexível, possibilitando futuras alterações também é ser sustentável, assim como usar os espaços permeáveis de forma atrativa e funcional.


Aproveitar conceitos do paisagismo e urbanismo para trabalhar a relação da edificação com o ambiente pode proporcionar projetos esteticamente mais ricos e também oportunizar a criação de sistemas de captação de água e energia de forma autêntica.




Eficiência energética


Ser eficiente é usar o mínimo de energia sem comprometer o conforto ambiental, seja lumínico ou térmico, de forma que seja gerado mínimo impacto ao meio ambiente.


Optar por sistemas de captação da energia que nos é dada diariamente pelo sol, aplicar isolantes térmicos nos telhados, ou simplesmente aproveitar a água das chuvas, é uma pequena amostra de como podemos usar os recursos de forma inteligente, onde todos são beneficiados.



 

Tetris Empresa Júnior, há 15 anos oferecendo projetos de alto impacto para construção civil.






Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes

bottom of page