5 (1).png

BLOG

  • Gabriela Stenger

Construção com Alvenaria de Vedação ou Alvenaria Estrutural: diferenças, vantagens e desvantagens


parede de tijolos

Construções feitas com alvenaria são muito comuns no ramo da arquitetura, construção e engenharia civil. A alvenaria é composta por juntas de argamassa e tijolos, blocos cerâmicos ou de concreto e existem dois principais tipos: a de vedação e a estrutural. Entenda o que é cada um desses tipos, as vantagens e desvantagens.


O que é Alvenaria de Vedação?


É a alvenaria que é projetada para resistir apenas ao próprio peso e, por isso, são necessários outros elementos estruturais, como vigas e pilares. A parede de alvenaria, nesse caso, é usada apenas como separação e fechamento dos ambientes (exceto quando são externas e devem resistir à umidade, movimentos térmicos e pressão dos ventos).


Esse tipo de alvenaria é o mais usado no Brasil para residências. Apesar de obedecer normas e requisitos mínimos, eles não são tão rígidos quanto os exigidos para a alvenaria estrutural.



construção de tijolos

E a Alvenaria Estrutural?


É a alvenaria projetada para resistir a outros esforços e cargas geradas pela estrutura da construção além do próprio peso, ou seja, não são usados vigas e pilares. As paredes são a sustentação da estrutura além de dividirem os ambientes. Por isso, os blocos atendem a rigorosos requisitos, principalmente relacionados à resistência. O mesmo acontece com a argamassa usada nesse caso.


Esse tipo de alvenaria é mais usado em prédios que não possuem fachadas de vidro e portas e janelas muito grandes, pois esses elementos podem sobrecarregar a estrutura. Ao construir com esse método, é necessário cuidado redobrado e as partes hidráulicas e elétricas devem ser feitas em conjunto, conforme o assentamento dos blocos.



Homem em cima de uma laje em construção

Vantagens e Desvantagens


Quanto à flexibilidade, a alvenaria de vedação é mais vantajosa por proporcionar mais possibilidades. São possíveis vão maiores e é mais fácil fazer uma reforma, visto que não se pode demolir paredes estruturais, não se pode fazer furos horizontais nelas e qualquer intervenção deve ser levada aos projetistas de estruturas.


Se tratando de tempo de execução, a alvenaria estrutural leva vantagem. A construção termina mais rápido, pois a obra não precisa de pilares e vigas, elementos que são mais complicados de executar e levam tempo para ficarem prontos.


Pelo mesmo motivo, a alvenaria estrutural é mais econômica: oferece uma economia de até 15% em materiais e mão de obra. Além disso, por precisar de mais materiais e mais tempo para fazer, a construção com alvenaria de vedação tem custo mais alto.


Apesar das diferenças, ambos os tipos podem ser executados com blocos cerâmicos ou de concreto e os revestimentos usados não diferem conforme a alvenaria usada. Além disso, tanto a alvenaria estrutural quanto a de vedação necessitam de mão de obra bem qualificada para execução.


Se achou esse post interessante, compartilhe! Para mais informações, entre em contato conosco.


Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes