BLOG

  • Isabella Piffer

Dicas de como personalizar o seu imóvel alugado


Imovel alugado - duas pessoas segurando a maquete de uma casa

Quando pensamos em imóveis alugados surgem algumas dúvidas muito comuns: Posso reformar? Compensa pintar a parede? Preciso de prateleiras, posso furar a parede? De acordo com o IBGE, cerca de aproximadamente 13% dos brasileiros vivem em residências alugadas, se você faz parte desse grupo, fizemos esse artigo especialmente para lhe mostrar algumas formas de personalizar a sua casa, e mostrar algumas possibilidades!


Lei do inquilinato


Formalmente conhecida como lei nº 8.245, ela é responsável por estabelecer algumas condutas entre o locatário e o locador do imóvel, sendo restrita para o meio urbano nacional.

O contrato do aluguel deve ser baseado nas especificações desta norma, levando em consideração os direitos e deveres de ambos, além disso deve ser alinhado entre o inquilino e o locador algumas informações importantes, como a possibilidade de reformas, pintura nas paredes, troca de azulejo, criando uma comunicação direta para caso seja necessário algum desses tópicos ou o locatário queira modificar a residência.

Imovel alugado - Planta baixa junto com algumas ferramentas

Contudo, é importante ressaltar que a lei informa que da mesma forma que o imóvel deve ser entregue em perfeitas condições para o inquilino, o mesmo precisa devolvê-lo da mesma forma, a não ser que o locador concorde com as modificações. Assim, listamos algumas possibilidades para você personalizar a sua casa e deixar ela muito mais agradável e confortável!


Pintar as paredes

Se você já cansou da tinta do seu quarto ou da sua sala, saiba que mudando ela você pode criar um espaço totalmente novo com poucos recursos, além disso você pode inventar diferentes formas, com círculos, quadrados e diversas outras para personalizar o cômodo. É importante ressaltar que o locador deve concordar e que as mudanças estejam de acordo com as especificações do contrato.

Imovel alugado - Palheta de cores e exemplos de revestimentos

Instalar quadros e prateleiras


Às vezes um quadro é tudo que precisamos para deixar o cômodo com a nossa cara, além disso a prateleira é um elemento muito útil, principalmente em espaços pequenos, pois além de serem uma forma de suporte para decorações, ainda podem guardar muitos utensílios! Mas para a instalação de ambos é necessário (na maioria dos casos) fazer um furo na parede para um prego ou parafuso, onde eles possam ser posicionados, essa possibilidade é possível de maneira que os buracos sejam perfeitamente preenchidos quando o inquilino for se mudar do local, além disso deve ser analisado a estrutura da casa para localizar o ponto ideal para o furo.

Imovel alugado - Dois quadros na parede e um armario pequeno

Troca de piso ou azulejo


Essa é uma opção para quando o período de aluguel for mais longo, visto o seu custo, mas caso a sua presença no dia a dia se torne um incômodo, acaba sendo uma possibilidade com um bom custo-benefício, como exemplo o piso do banheiro caso ele não seja antiderrapante na área do box. Como essa mudança vai requerer um maior trabalho e modificação na área original, o locatário deve estar ciente e concordar com as alterações.

Imovel alugado - Uma pessoa medindo o a soleira da porta para adicionar o piso

Móveis planejados


Esses elementos além de exercerem uma funcionalidade específica, ainda são responsáveis por criar uma harmonia com o ambiente, eles podem ser personalizados de acordo com os gostos e necessidades do cliente, por isso podem ser facilmente adaptados para espaços pequenos ou em relação a outras variações que estejam presente no local. Se ele for um móvel embutido é necessário levar em consideração o seu custo-benefício, pois ele vai permanecer na residência mesmo após a mudança do inquilino.

Imovel alugado - Tres mesas de cabeceira de madeira

Decorações


Se você não quer fazer nenhuma modificação que altere a fisionomia da casa, ela é uma ótima opção, pois além de acrescentar uma nova estética para o cômodo, também pode ser retirada facilmente e realocada em um novo imóvel. Os vasos de plantas é um bom exemplo, pois além de trazer leveza para o ambiente ainda podem ser realocados de maneira fácil e prática.

Imovel alugado - Tres pequenas plantas em vasos brancos

Quer personalizar a sua casa? A Tetris realiza projetos arquitetônicos e de interiores! Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos serviços!

Categorias

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes