5 (1).png

BLOG

  • Ingrid Rocha

Dicas Para Área Externa


área externa da casa com escada e muitas plantas embelezando o local

Não tem nada melhor do que receber os amigos e família em casa para compartilhar bons momentos juntos, não é mesmo? Ainda mais quando escolhemos passar um tempo com eles em um ambiente acolhedor e confortável, como em uma varanda ou jardim, por exemplo. O ambiente externo das residências vem sendo cada vez mais valorizado, podendo até mesmo ser considerado uma extensão da área interna. Por isso, saber como decorar um ambiente externo de forma confortável e funcional é essencial.


Diferentes funções


O mais legal da área externa da casa é que ela pode ser vista como uma tela em branco, pois pode abranger diferentes funções, é possível ocupar o espaço de acordo com o gosto pessoal de cada um.


Dá para transformar o local em um jardim, espaço para piscina e até mesmo em uma área gourmet com churrasqueira.


  • Jardim: ideal para criar contato com a natureza, é um espaço onde pode ser feita uma horta, por exemplo.


  • Espaço para piscina: é uma área que exige a utilização de materiais específicos, como piso antiderrapante e móveis com textura impermeável.


  • Área gourmet: muitas vezes é a parte da casa reservada para receber convidados e geralmente conta com uma churrasqueira e área para preparar alimentos.


área gourmet com acesso à área externa da casa e jardim

Iluminação


A utilização de arandelas, luminárias tartaruga e varal de luzes são ótimas ideias para compor a iluminação do espaço externo. Além disso, vale também lembrar que as lâmpadas de cores quentes são mais indicadas por proporcionarem um ambiente mais convidativo. Para destacar o paisagismo a utilização de balizadores e refletores é uma boa escolha.



gazebo com móveis e varal de luzes, deixando o lugar aconchegante

Plantas


A escolha da vegetação é uma das partes mais importantes para integrar a área externa, já que as plantas geralmente são responsáveis por dar vida ao ambiente. Antes de tudo, para fazer a escolha das plantas, é preciso lembrar que as áreas externas como varandas e jardins estão sempre sujeitas às ações do clima e do tempo. Por isso, é recomendado optar por plantas que sejam mais resistentes à chuva e exposição solar. Os cactos e suculentas por terem essas características são boas opções para decorar o jardim.


Além disso, é fundamental conhecer características específicas das plantas, como a quantidade de luz e água que cada espécie deve receber constantemente. Para levar cor às áreas externas o uso de flores é uma boa escolha, algumas espécies que se adaptam bem às condições de áreas externas são Estrelítzia, Arundina, Lavanda, Gerânio, Bromélia e Hemerocalle. Já se a intenção é decorar muros ou pergolados, espécies como a Congeia, Hera e a Dipladênia são ótimas opções.


corredor externo enfeitado com muitas plantas em seu redor

Outra boa dica para enfeitar os jardins é mesclar as plantas e flores com a utilização de pedras. O uso de plantas nas áreas externas traz uma infinidade de opções para decoração. No entanto é necessário escolher as que se adaptam melhor às características da região e estar atento as necessidades especiais de cada planta.


Decoração


Com relação ao estilo de decoração escolhido, é interessante que ele esteja de acordo com a parte interna da casa, para que exista harmonia entre os ambientes. A decoração pode ser feita através de infinitas opções, como decks, jardins verticais, parede de tijolos, pergolados, enfeites e até mesmo os próprios móveis. Um detalhe de decoração bastante importante é a escolha das cores, é bom evitar as escuras já que absorvem calor, a utilização de tons pastéis é a mais indicada, por ser considerada uma paleta mais neutra.


local com piscina com espreguiçadeiras e móveis em cores claras em seu redor

Móveis


Os ambientes externos estão sujeitos a ação do sol e chuva, portanto é indispensável levar isso em consideração no momento de escolha dos móveis, para que não se desgastem rapidamente. A dica é escolher móveis que sejam resistentes e ao mesmo tempo confortáveis para proporcionar momentos de lazer, vale a utilização de poltronas, sofás, pufes, almofadas, redes e bancos.


Existem alguns cuidados com relação aos móveis, como a manutenção regular dos materiais por estarem diretamente expostos à ação do clima e utilização de protetores para cobrir as quinas se as pontas forem muito proeminentes.


deque de madeira com sofá e poltronas cinzas no ambientes externo

Integração com Área Interna


Buscando tornar a decoração das áreas externas ainda mais interessante, promover a integração com a área interna é essencial. Isso é possível através da escolha dos móveis e das cores, por exemplo, que podem estar de acordo com o interior. A integração também pode ser feita por meio de elementos como portas de correr e janelas grandes, que através das esquadrias de vidro reúnem os ambientes.


área gourmet com porta de vidro de correr para unir o interno com externo

Agora que você já sabe a importância de um ambiente externo em sua casa, que tal começar a planejar um? A Tetris pode te ajudar nisso, entre em contato com a gente!

Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes