5 (1).png

BLOG

  • Maria Helena Oro

Drywall: O que é e quais suas vantagens


Estrutura de parede de drywall

O Drywall é um material muito utilizado na construção civil e podemos encontrá-lo em ambientes tanto comerciais quanto residenciais e de pequeno, médio e grande porte. Também é conhecido por promover construções mais rápidas e que deixam o mínimo de resíduos possíveis na obra.


Apesar destas vantagens, ainda é um material muito utilizado no exterior e pouco conhecido e explorado nas edificações do Brasil. Por este motivo, listamos a seguir maneiras de utilizá-lo e quais são as suas vantagens e desvantagens.


O que é Drywall?


Como seu próprio nome sugere, do literal do inglês: “parede seca”, não utiliza água em sua composição. Assim, sua vantagem é de ser uma construção rápida e limpa, sem existir a necessidade do complemento de outros materiais, como por exemplo a argamassa, que acompanha as vedações ou estruturas de alvenaria, as quais são muito utilizadas no Brasil.


O Drywall pode ser usado em paredes e forros e é montado seguindo uma lógica de “chapas” de gesso natural e revestido em papel cartão duplex. Sua tecnologia vem sendo desenvolvida ao longo dos anos e mostrando variações tanto em sua composição quanto em sua montagem.


homens colocando drywall como forro


Um pouco sobre sua história, é que esse produto foi criado em 1898 por Augustine Sackett, nos Estado Unidos, e revolucionou a engenharia civil da época. Também acabou sendo muito utilizado na Primeira Guerra Mundial e assim tornou- se popularizado e conhecido mundialmente.


Uma curiosidade é que este material tem capacidade de resistência a tremores e choques naturais, situações que não são tão comuns no Brasil mas que vemos acontecer pelo mundo e pelos países que o utilizam.


homem parafusando a parede feita em drywall

Tipos


  • Placa de Drywall Branca Standard (ST)

Sendo a mais famosa da construção civil, a placa de Drywall branca ou cinza é indicada para ambientes secos e na utilização de paredes e forros. Recomendada para ambientes que precisam de divisões internas ou isolamentos térmicos e acústicos.


ambientes de uma casa utilizando drywall como separação de ambientes

  • Placa de Drywall Verde (RU)

Sendo o mais resistente a umidade, a placa de Drywall verde é recomendada para aplicação em ambientes úmidos, como cozinha e banheiros. Sua composição é dada por substâncias que protegem a área contra respingos e líquidos. Mesmo assim, essa placa não deve ser utilizada em ambientes que são constantemente molhados, como saunas e piscinas, pois seus componentes não resistem a tanta umidade.


  • Placa de Drywall Rosa (RF)

Sendo a mais resistente de todas, a placa de Drywall rosa contém fibras de vidro em sua composição, persistindo contra fogo e calor. Dessa forma, é indicada para espaços de escadas de emergência ou que apresentem risco de incêndio. Ela também cumpre os requisitos da Norma de Desempenho da NBR 15.575.



Aplicação de drywall

Conclusão


Também é importante destacar que o Drywall é vendido em chapas no mercado, suas medidas e espessuras variam conforme o tipo e utilização. Sendo necessário estar atento na hora de adquirir o seu produto.


Depois de ter conhecimento da possibilidade de ser utilizado, é importante entender que a durabilidade do produto também depende dos cuidados que serão dados a ele. Por isso, na hora de escolher o tipo ideal de Drywall, é preciso pensar nos detalhes e saber, por exemplo, como será feita a limpeza e onde ele será instalado.


Por esse motivo, nós da Tetris aconselhamos que este processo de escolha também seja pensado em conjunto com um profissional que entenda destes materiais. Para mais informações, entre em contato com a gente!


Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes