5 (1).png

BLOG

  • Luma Prado

Infiltração e Mofo: quais as causas e como resolver?


concreto-infiltracao-e-bolor

Você sofre com infiltração ou mofo na sua casa? Neste post trouxemos as causas e soluções desses problemas, continue lendo e aprenda como evitar de vez essa dor de cabeça!


Infiltração: da onde surge?


A infiltração surge normalmente em obras nas quais não houve uma boa impermeabilização de toda a estrutura ou tem origem de falhas na instalação hidráulica e na cobertura. Assim a infiltração nada mais é do que algo líquido (água da chuva ou de encanamentos) se infiltrando no sólido (paredes e estruturas).


Suas principais causas são: falha na impermeabilização da laje, infiltração de água da chuva por rachaduras e fissuras, impermeabilização inadequada da fundação, vazamento de tubulações, infiltração originária de construções vizinhas e má instalação da caixa d’água. Além disso, pode acontecer de formas diferentes:


  • Infiltração por pressão negativa: processo em que a umidade existente no solo se infiltra nas paredes, comum em locais muito chuvosos ou que se localizam próximos de um lençol freático;

  • Infiltração por Intempéries: ocorre quando a chuva que bate nas paredes, janelas e telhados encontram alguma fresta ou rachadura e se acumulam com o tempo no local;

  • Infiltração por Condensação: acontece quando as partículas de vapor d’água entram em contato com uma superfície fria e voltam ao estado líquido, muito recorrente em banheiros, principalmente;

  • Infiltração ascendente por capilaridade: a causa é a impermeabilização mal feita em materiais usados em pisos e alicerces. Dessa forma, a umidade vai penetrando na argamassa e no concreto e esses materiais sofrem dilatação e formam rachaduras.

Se o vazamento não for tratado, ele pode trazer diversos problemas para a construção. Danificação de revestimento de paredes e pisos, ocorrência de curtos-circuitos e em casos mais graves a estrutura da edificação pode ser comprometida devido ao grande volume de água acumulado no subsolo.


Por isso, é sempre preciso prestar atenção em alguns detalhes de sua residência. Sinais como: baixa pressão de água, poças d' água, goteiras, bolores, rachaduras, bolhas ou estufamentos e descoloração na parede. Além disso, se a sua conta de água aumentou sem motivo aparente, isso pode ser uma indicação de que houve algum tipo de infiltração em sua casa.

mofo-janela-de-quarto

Mofo


Já o mofo é formado por fungos microscópicos vivos que se proliferam em ambientes úmidos. Ele é prejudicial para aqueles com imunidade baixa ou doenças respiratórias, chegando até a poder causá-las. Segundo estudos da revista Annals of Allergy, Asthma & Immunology, crianças que moram em casas que possuem mofo têm três vezes mais chance de ser diagnosticada com asma aos 7 anos de idade. O mofo pode causar também problemas na pele, alergias, irritações, sinusite e bronquite, por isso é necessário evitar o surgimento deles em todos os lugares, principalmente onde habitam crianças e idosos.


O mofo surge em ambientes isolados e fechados e muito úmidos. Deve-se prestar mais atenção aos ambientes que excedem 55% de umidade, pois há maior risco de formação nos tetos, paredes e tecidos, originando manchas escuras e deteriorando os materiais onde se aloja. Ademais, podem surgir devido a má preparação da parede. Ou seja, o mofo é uma consequência da infiltração.


Soluções

Janela-do-telhado-e-telhas

O primeiro passo é sempre descobrir a causa da infiltração, posteriormente, você precisará de um profissional para descobrir qual a melhor resolução. Em alguns casos a resposta pode estar na troca de alguma telha quebrada ou colocando impermeabilizantes na laje ou telhado. Em situações mais graves, o problema apenas poderá ser resolvido com a substituição do revestimento do piso ou da parede, necessitando de uma reforma. Se a infiltração for na fundação, o problema é bem mais crítico necessitando de ajuda de um profissional qualificado, já que pode envolver questões estruturais.


Como prevenir?


Lembre-se que o melhor momento para se evitar tudo isso é durante a construção. Contrate bons profissionais e preste atenção sempre na impermeabilização dos locais e das fundações e estruturas. Também é importante fazer uma avaliação do solo e sua umidade antes de começar a construção.


Outros fatores que podem ajudar é sempre manter a casa bem ventilada e evitar deixar toalhas ou panos molhados em lugares fechados. Além disso, é muito importante que a casa seja inteira impermeabilizada e limpa. Existem também opções como tinta antimofo que auxilia nesse processo.



Porém, a melhor solução é contratar um profissional para lhe proporcionar um Projeto Hidrossanitário, que diminui as chances de infiltrações e otimiza os seus gastos com manutenções. Um bom Projeto Hidrossanitário garante economia a longo prazo, pois 70% dos problemas pós construção fazem parte da instalação hidráulica. Esse projeto diminui em média 20% do valor total da obra e evita futuros transtornos.


A Tetris faz Projetos Hidráulicos com muita qualidade e pode te auxiliar a acabar com os transtornos de sua residência, deixando-a com muito mais conforto! Entre em contato conosco!




Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes