5 (1).png

BLOG

  • Luma Prado

Modelagem 3D e Renderização: Qual a importância?


Visualização de uma sala com sofá cinza, mesa de centro branca e tapete azul com alguns quadros na parede
Projeto Autoral Tetris Arquitetura e Engenharia

Já pensou que emocionante deve ser saber e poder ver como será sua casa antes de realmente ter sido construída? É isso que a Modelagem 3D e a Renderização proporcionam! Com a tecnologia, surgiram vários softwares de renderização, que realizam imagens realistas desses projetos e que podem auxiliar o cliente no momento das escolhas. Continue lendo para conhecer mais desse recurso!


O que é a Modelagem e Renderização?


A modelagem nada mais é do que fazer o seu projeto em 3D, utilizando os desenhos arquitetônicos. Já a renderização, é feita a partir da modelagem 3D e é o processo que faz imagens super realistas do seu projeto, seja ele finalizado ou não, no ramo da Arquitetura e Engenharia Civil. Apesar da entrega de um projeto já ser a representação do que será construído, esse processo propicia um melhor entendimento para os clientes.


Quando um projeto arquitetônico é entregue ao seu cliente, ou mesmo um de design de interiores, estão especificadas várias características necessárias para a construção do imóvel, como plantas, cortes e elevações. Mas para o cliente tudo isso é muito difícil de ser entendido. Assim, o projeto pode ser complementado por essas imagens realistas, que apresentam o local de forma mais visual e atrativa para o cliente.


Visualização de uma copa com uma mesa, sofá curvo e cadeiras transparentes. Há um lustre e iluminação em fitas de LED.
Projeto Autoral Tetris Arquitetura e Engenharia

Programas Utilizados


Vários programas podem ser utilizados para essa tecnologia. Um básico para fazer a modelagem é o SketchUp, o qual se usa para fazer paredes e móveis de forma muito real, além de ele já ter um site com móveis existentes no mercado e vários outros sites que o complementam. Muitos fornecedores de móveis fazem as modelagens destes nesse programa, pois assim facilita que ele seja usado no projeto e que o móvel seja vendido.


Para as imagens realistas pode-se utilizar o V-Ray, um programa que permite tornar as modelagens feitas no SketchUp muito realistas, a ponto de parecerem fotos reais.

Existem outros programas para modelagem também, como o Revit, o qual além de modelagem, também permite que projetos elétricos e hidrossanitários sejam feitos.

Na Tetris, utilizamos o SketchUp e o V-Ray para esse serviço, pois consideramos que sejam os mais realistas que se tem.


Visualização de um banheiro com tons de branco e madeira.
Projeto Autoral Tetris Arquitetura e Engenharia

Porque investir nisso?


O Projeto 3D pode impactar o mercado e hoje em dia é algo indispensável durante o processo. Pois com ele, você pode testar texturas, cores, revestimentos e isso auxilia o cliente a ter uma escolha mais assertiva.


Também ajuda a ter projetos mais personalizados dos seus clientes, pois a participação dele vai ser maior e isso irá trazer maior personalidade para o resultado final. Por isso é importante utilizar durante o processo. Ademais, há uma economia de recursos e tempo, porque as imagens podem ser feitas a partir do computador, sem necessitar que o cliente vá até local do imóvel.


Visualização da frente de uma casa em tons cinzas e claros.
Projeto Autoral Tetris Arquitetura e Engenharia

Outro ponto são as redes sociais. Atualmente, as empresas utilizam das redes sociais para crescerem e serem reconhecidas, por isso são necessárias fotos ou vídeos do projeto e isso exige seu o processo de modelagem e renderização. Além disso, as imagens realistas são muito mais impactantes e conseguem mais clientes.


Além de tudo que já foi citado, também há uma grande valorização no momento da entrega do projeto, já que impressiona o cliente que vê uma imagem de sua futura casa ou um projeto de reforma que mostra o antes e o depois.


Por fim, ela também ajuda a prever erros e mostrar possíveis escolhas e alternativas para o cliente, assim se tem mais praticidade, agilidade e eficiência.


Visualização de um quarto com uma cama de casal e duas mesas de cabeceira, uma de cada lado da cama. Tudo em tons de verde claro, branco e marrom.
Projeto Autoral Tetris Arquitetura e Engenharia

Vantagens


Como já foi falado, existem muitas vantagens em ter a visualização do projeto em 3D. Mas para o caso de construtoras, imobiliárias e arquitetos/engenheiros autônomos, é necessário citar algumas outras:


  • Chance de melhorar o portfólio da empresa: a imagem realista impressiona mais, então pode-se agregar isso para conquistar mais clientes e fazer imagens de projetos antigos, não só dos que estão por vir. Elas podem ser utilizadas no site, redes sociais e para fazer publicidades;


  • Tours virtuais: o Projeto em 3D pode proporcionar tours virtuais pelo imóvel e ajudar seu cliente a visualizar e entender quais escolhas tomar;


Visualização de uma sala em estilo clássico com tons quentes e madeira.
Projeto Autoral Tetris Arquitetura e Engenharia

  • Evita erros e frustrações: com esse tipo de visualização, os clientes se tornam mais animados e ansiosos com o andamento do projeto e podem ver o resultado, assim já mostrando o que gostaram e o que acham que pode melhorar. Isso evita frustrações na entrega e também retrabalho para os profissionais;


  • Estudos solares: o projeto em um software também permite que sejam feitos estudos solares e de iluminação natural, onde será o melhor posicionamento das aberturas de portas e janelas.


A Tetris oferta o serviço de modelagem e renderização com muita qualidade e uma equipe capacitada! Para mais informações, entre em contato conosco.

Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes