BLOG

  • Isabella Piffer

O que é um Projeto de Acessibilidade? E qual a sua importância?


Você já parou para pensar nos critérios que devem ser levados em conta na hora de desenvolver um projeto arquitetônico? Existe uma grande variedade, mas um dos principais é a ACESSIBILIDADE.

Todo projeto tem a intenção de ser único e atender a todos, por isso é muito importante levar esse fator em conta na hora de projetar! Mas afinal, como é feito um projeto de acessibilidade?


O que é?


Antes de começarmos a falar sobre o que é esse projeto, você sabe o que significa o termo “acessibilidade”? Esse conceito descreve as medidas necessárias para que algo se torne acessível, ou seja, possa ser utilizado por todos.


E com essa finalidade, é desenvolvido um projeto para atender as necessidades de cada pessoa, utilizando alguns materiais e métodos específicos para que o ambiente se torne mais inclusivo, como rampas e barras.



Qual a sua importância?


Atualmente, existe uma grande parcela da população que possui alguma necessidade especial, incluindo pessoas com alguma deficiência, idosos e gestantes. Boa parte deles encontram cotidianamente barreiras em espaços públicos e privados, que restringem o uso efetivo dessas áreas.


A fim de solucionar esses obstáculos, foram desenvolvidas algumas normas com o objetivo de tornar esses lugares mais acolhedores e agradáveis, entre elas a norma técnica ABNT NBR 9050. E é seguindo essas especificações, que o projeto vai sendo construído, buscando sempre criar um espaço onde todos possam utiliza-lo livremente, sem nenhuma barreira.


ABNT NBR 9050


Essa norma técnica possui a finalidade de orientar a construção urbana, tornando-a mais inclusiva e buscando a melhoria da qualidade de vida das pessoas que utilizam o ambiente.


Entre as suas especificações, ela abrange fatores como o tamanho de alguns cômodos e espaços de circulação, estacionamentos acessíveis, uso de informações em braile e de sinalizações, tanto horizontais como também verticais.


Para a fiscalização do cumprimento dessa norma na obra, o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) juntamente com os setores municipais que se encarregam da autorização dos projetos, ficam responsáveis por essa verificação.



O que deve conter?


É necessário que um projeto de acessibilidade contenha elementos que vão facilitar a mobilidade e o conforto para aqueles que irão desfrutá-lo. Assim é preciso estar atento as medidas das passagens de circulação, ao tamanho das portas e ao uso de rampas para facilitar a mobilidade.


Além disso, o uso de barras é essencial para facilitar a movimentação pelo ambiente, servindo como apoio em áreas como rampas ou banheiros. Assim com também o uso de sinalizações, que ajudam na indicação dos locais, como exemplo a sinalização tátil no piso.




A Tetris realiza projetos de acessibilidade, buscando sempre torná-los mais inclusivos e agradáveis para todos! Quer conhecer um pouco mais sobre nossos serviços? Então entre em contato conosco!

Categorias

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes