5 (1).png

BLOG

  • Lumi Dodo

Conheça 8 obras arquitetônicas de Curitiba!


Obras arquitetonicas - Calcada com vários carros na lateral e com uma igreja rodeada por alguns predios

Com o famoso frio da capital Curitibana muitos acabam se esquecendo das maravilhas arquitetônicas que possuímos, as diversas construções que possuem influências de variadas culturas e épocas, que se destacam na paisagem, e enriquecem nossa cidade. Nesse post iremos citar 8 Obras de Arquitetura que você não pode deixar de apreciar.

1° - Museu Oscar Niemeyer


Para começar já de forma rica, o Museu Oscar Niemeyer, que leva o nome de um dos arquitetos mais famosos do Brasil, é uma de suas obras mais conhecidas. Localizado no Centro Cívico, com uma área de aproximadamente 35 mil metros quadrados, é considerado o maior Museu de Arte da América Latina!


Possuindo entrada gratuita às quartas das 10h às 18h, essa parada não pode deixar de estar na sua agenda! Além de vislumbrar as curvas de Niemeyer, tome um banho de cultura conferindo as diversas exposições que ocorrem durante todo o ano.

Obras arquitetonicas - Museu de Curitiba com um formato semelhante a um olho

2° - Memorial Árabe

O Memorial Árabe que funciona como biblioteca, é inspirado nas edificações de estilo mourisco, com uma abóbada, e uso de arcos e colunas, sem esquecer dos famosos vitrais. Está sob um espelho d’água que valoriza toda a sua construção e em seu interior podemos encontrar uma escultura representativa do escritor Gibran Kalil Gibran.

Obras arquitetonicas - construcao com fachada em tons vermelhos e detalhes azuis na parte superior da fachada

3° - Palácio Avenida


O Palácio Avenida construído pelo imigrante e comerciante sírio-libanês Feres Merhy e inaugurado em 1929, sempre fez parte da vida urbana de Curitiba. Dispondo de muita história, abrigou umas das primeiras salas de cinema da capital, já foi casa de vendas, ateliê de costura, etc.


Esse prédio histórico passou por diversas reformas e hoje é sede nacional do HSBC Bank Brasil. Desde 1991 até o presente ocorrem apresentações natalinas de corais infantis que se tornaram um símbolo do final do ano.


4° - Ópera de Arame


A Ópera de Arame, inaugurada em 1992, do arquiteto Domingos Bongestabs. Com sua estrutura metálica e muita transparência, a Ópera usa e abusa do paisagismo de seu entorno, com lagos e bosques, possibilitando uma experiência diferenciada aos eventos que ali ocorrem. Fazendo parte do complexo do Parque das Pedreiras, tem capacidade de 1.572 pessoas.

Obras arquitetonicas - Costrucao formada por estruturas metálicas e vidro com uma passagem de acesso, em um ambiente arborizado

5° - Memorial de Curitiba


O Memorial de Curitiba, desde o papel foi projetado com inspiração na araucária, símbolo do Paraná, foi inaugurado em 1996, pelos arquitetos Fernando Popp e Valéria Bechara. Carrega diversas salas de exposições com a história de Curitiba.


O Piso da Praça, um de seus espaços, é revestido em paralelepípedos reciclados das ruas Vicente Machado e Saldanha Marinho. Alem disso, feito de estrutura de aço e concreto com cobertura de vidro laminado, hospeda diversas esculturas como “O filósofo” de Poty Lazzarotto.


6° - Jardim Botânico


O Jardim Botânico Francisca Richbieter, inaugurado em 1991 em homenagem à arquiteta e urbanista que dá nome ao local; possui uma estufa de vidro que também se tornou um dos símbolos da cidade, tem seu acesso cercado pelo jardim francês, e é sempre muito cogitado para tirar fotos. Um dos pontos mais agradáveis da cidade por possuir boa insolação e contato com a natureza!

Obras arquitetonicas - Estufa com estruturas metalicas e vidro, com paisagismo no interior e ao redor da obra

7° - Memorial Ucraniano


O Memorial Ucraniano que conserva uma réplica da igreja ucraniana de São Miguel, na Serra do Tigre (município de Mallet), uma das mais antigas do país. Tem uma cúpula dourada em madeira de estilo bizantino, que abriga exposição de pêssankas e outros itens típicos. Além de uma escultura de pêssanka do artista Jorge Seratiuk. Junto da capela há o campanário e uma casa típica ucraniana que guarda função de loja; localizado no Parque Tingui honra os imigrantes que aqui se abrigaram.

Obras arquitetonicas - Construcao em madeira com estilo bizantino

8° - Paço da Liberdade

Único monumento do Estado tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) o Paço da Liberdade, que antes era sede da Prefeitura Municipal de Curitiba, foi inaugurado em 1916. Tem estilos neoclássico e art nouveau; atualmente é um espaço cultural, com exposições, livraria e biblioteca.

Obras arquitetonicas - Monumento de Curitiba, possui estilo neoclássico, cores neutras e um jardim na frente

Depois dessa viagem que fizemos por Curitiba, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais nossos conteúdos e entre em contato conosco se ficou com vontade de saber mais sobre nossos serviços, afinal você também merece um ambiente de destaque!


Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes