5 (1).png

BLOG

  • Isabela Class

Tendências de Arquitetura e Interiores: Paraná 2022


Espaço multifuncional - Arquitetura e ambiente natural se conectam através da junção entre living, gourmet/adega e home office, o qual representa o ciclo da vida.
Claudia Pimentel Bueno e Raísa Bueno Ribeiro - Gourmeteria Raízes EVVIVA (Eduardo Macarios/CASACOR) Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/mostras/parana/

A palavra "tendências" significa “aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho" e no mundo da arquitetura essa palavra é a chave para projetos cada vez mais eficientes e concisos com a realidade em que vivemos.


O ano de 2021 foi um período de mudanças causadas pela pandemia e isso despertou nosso olhar para a importância de espaços que sejam multifuncionais e nos proporcionem conforto, praticidade e qualidade de vida.


A CasaCor Paraná 2021 - tradicional mostra de decorações do Paraná - reforçou esses conceitos através das tendências em Arquitetura e Design de Interiores neste ano, como pode-se ver nos tópicos seguintes:

Convivência - loft com formas curvas e espaços integrados pela inexistência de divisões.
Ary Polis Jacobs, Bianca Moraes e Renan Mutao - Loft com Varanda (Eduardo Macarios/CASACOR) Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/mostras/parana/

Formas Curvas


As formas curvas estavam desde a lâmpada do teto até o banquinho no chão. As sensações de familiaridade e segurança passada pelas formas orgânicas conquistam as pessoas logo de primeira no ambiente, fazendo com que elas se sintam em casa.


Iluminação


A luz é um elemento capaz de transmitir emoções e moldar ambientes. Na CasaCor 2021 ela esteve presente em ambientes diversos, como uma fita de LED na cozinha, demonstrando a versatilidade desse elemento e a sua essencialidade para a impressão dos ambientes.


Natureza - Espaço com possibilidade de ser utilizado para áreas internas e externas. A construção foi realizada dentro de uma piscina desativada e abraça a natureza através do design.
Alexandre Weiss e Nelson Machado - Living da Lareira (Eduardo Macarios/CASACOR) Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/mostras/parana/

Espaços Multifuncionais


O Home office se tornou parte da rotina de muitos paranaenses e assim também ascendeu a necessidade de ambientes com mais de uma função. A integração de cômodos utilizando layouts orgânicos e o destaque da varanda como espaço de lazer e folga nos momentos corridos do dia a dia do trabalho em casa são conceitos para ficar atento na arquitetura de interiores. A cozinha tem um realce por ser um espaço de descontração e convivência. O coração da casa é o símbolo da união e da familiaridade.


Foco na Natureza


A conexão com a natureza é importante para a qualidade de vida e sensação de bem-estar do ser humano. O confinamento em casa abriu os olhares para a importância de abraçar a natureza nos lares e criar ambientes confortáveis e aconchegantes.


Muxarabi - Ambiente aconchegante como  muxarabi suspenso e na lateral, proporcionando sofisticação, elegância e simplicidade. No ambiente também há duas cadeiras.
Ninha Chiozzini - Refúgio Urbano Forma Legno (Eduardo Macarios/CASACOR) Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/mostras/parana/

As fibras naturais como madeira, pedras, lã e outras texturas criam uma dimensão de conforto e intimidade.


A natureza também está presente na iluminação natural, a qual ganha força com o muxarabi. Esta treliça de madeira de origem árabe, permite luz natural, ventilação e privacidade ao mesmo tempo, sendo perfeito para ambientes com elegância e simplicidade.


Os tons terrosos e o verde da natureza adentram os ambientes e sintonizam-se com as plantas e as fibras naturais, criando um espaço de aconchego e paz.


Além disso, o cuidado com o meio ambiente também está na busca pela sustentabilidade e redução de resíduos em todas as fases do projeto.


Texturas - Espaço criativo que mescla diferentes texturas e desenvolve uma imersão em ousadia e elegância.
Gustavo Scaramella - Gabinete (Eduardo Macarios/CASACOR) Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/mostras/parana/

Texturas


A diversidade de texturas nos ambientes aguçam nossos sentidos de olhar e tocar. Assim, a tendência de misturar estilos e superfícies, deixando de lado os ambientes lisos e minimalistas, proporciona uma experiência sensorial mais intensa.


Arte - hall com colméias e arte de abelha na parede simbolizando questões que necessitam de atenção como desmatamento e a extinção de espécies.
Mery Barone, Paloma Albuquerque e Luciana Oliveira Wosch - Lavabos Habitat (Eduardo Macarios/CASACOR) Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/mostras/parana/

Arquitetura e Arte


A arte nas paredes foi a primeira forma de comunicação dos seres humanos e é claro que a arquitetura incorporou essa manifestação artística para dentro dos ambientes. A arte tem personalidade e é isso que ela confere aos locais em que é colocada, assim veremos muitas formas de expressão artística nos projetos de interiores de agora e do futuro.


Gostou das tendências e deseja incorporá-las ao seu lar? A Tetris pode te ajudar a tornar sua casa mais moderna e aconchegante!


Se achou esse post interessante compartilhe com seus amigos! Para mais informações entre em contato conosco.


Categorias

webaliser-_TPTXZd9mOo-unsplash%20(1)_edi

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes