Trincas e rachaduras na parede: devo me preocupar?
Um problema muito comum nas construções de alvenaria é o aparecimento de fissuras, trincas e rachaduras nas paredes. As três são manifestações patológicas, mas você sabe a diferença entre elas e a hora de começar a se preocupar e agir?
Algumas podem ser superficiais com implicações apenas estéticas, mas outras podem indicar problemas estruturais e sérios riscos aos moradores ou frequentadores do local. Em primeiro lugar, vamos às diferenças:
Fissuras: Geralmente superficiais, atingindo pintura e massa- entre 0,2 a 0,4mm;
Trincas: Mais profundas que as anteriores, afetam alvenaria e podem chegar à estrutura - entre 0,5 a 1,4mm;
Rachaduras: Normalmente proveniente de trincas não tratadas. Podem afetar a estrutura e necessitam de atenção redobrada – entre 1,5 e 5mm.
Por que elas surgem?
As causas podem ser diversas, as mais comuns são:
Pintura – falta de preparação ou preparação incorreta da parede para a pintura;
Reboco – Reboco mal feito, ou não respeitar o tempo de cura;
Materiais diferentes ou de qualidade inferior – cada material tem um coeficiente de dilatação próprio, isto é, expandem ou contraem de acordo com a temperatura;
Infiltração – Impermeabilização mal feita ou vazamentos em canos;
Movimentação do terreno – instabilidade, proximidade a rios, lagos, rodovia ou construções próximas;
Falta de vergas e contravergas em portas e janelas – essas estruturas suportam e distribuem a tensão que seria direcionada para as áreas livres. Quando não estão presentes, podem causar trincas e rachaduras.
Sobrecarga não calculada ou fundação mal feita - A construção de uma estrutura mais pesada ou mesmo um outro pavimento não planejado pode ser a causa dessas patologias.
Como elas aparecem?
Além das manifestações típicas, portas e janelas emperradas e barulhos como estalos, podem estar presentes. É necessário prestar atenção ao aparecimento e evolução desses sintomas. Se as trincas e rachaduras forem em elementos estruturais, como vigas, pilares e lajes, elas podem representar um risco elevado.
A direção das aberturas também podem dar algumas dicas, se elas forem na horizontal costumam ser menos graves que quando se apresentam na diagonal. A recomendação, em qualquer caso, é ficar atento aos sinais e seus avanços, e sempre procurar um profissional habilitado, que pode avaliar com precisão as causas e riscos e propor a solução mais segura e adequada para o problema.
A Tetris se preocupa com o desenvolvimento do projeto antes e depois da construção, buscando sempre evitar esses problemas ou soluções para imprevistos que possam aparecer! Está interessado em contratar um serviço de qualidade para fazer o seu projeto arquitetônico e estrutural? Então entre em contato conosco!
Comentarios