BLOG

  • Lumi Dodo

Eficiência Energética na Construção Civil

Primeiro: o que é Eficiência Energética?

Eficiência energética em poucas palavras é transformar muito mais, obter muito mais com a mesma quantidade de energia. É a utilização de energia com consciência.


Um simples exemplo é a lâmpada incandescente de 60W que ilumina o ambiente da mesma maneira que uma de tipo LED que gasta somente 7W. Essa última é muito mais eficiente por economizar 90% de energia.


Gastar a energia produzida da melhor maneira possível, com o melhor aproveitamento e menor desperdício é o objetivo. Eficiência energética é essencial na manutenção do cotidiano da sociedade, pois o ser humano usa e transforma energia em todas as suas atividades, como para se locomover por meio de transportes e até mesmo na digestão do alimento.

Qual a importância de reduzir o consumo de energia?


Essa pergunta pode parecer óbvia mas na realidade brasileira ela é mais do que necessária! Antes de responder propriamente a pergunta, um aspecto relevante a esse assunto é: Da onde vem a energia que consumimos?.


De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em nosso país 90% da eletricidade é produzida pelas usinas hidrelétricas. Portanto, a nossa dependência é gigantesca! Não é preciso mencionar também o tamanho do impacto ambiental que o ecossistema sofre na construção dessas usinas, inúmeros habitats são alagados, rios são desviados e diversas espécies de fauna e flora sofrem com o desmatamento gerado.


Dessa maneira, se houver desperdício de energia elétrica, consequentemente haverá desperdício de água. Se o consumo for elevado, maiores quantidades de água serão necessárias. Ou seja, economizando energia estaremos economizando água!


Infelizmente aproximadamente 15% de toda a energia elétrica gerada é desperdiçada pelo brasileiro. Segundo o programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel) o consumo sem necessidade pode alcançar 40% nas residências. Imagine então na situação atual de pandemia, na qual todos se encontram na maior parte do tempo em suas casas. A dependência em energia aumenta, para trabalhar remotamente e contatar com amigos online. Outro fator que afeta, é a crise hídrica, principalmente no Paraná, que prejudica a produção de energia. Prova disso são os apagões que vêm acontecendo com mais frequência ao redor do país.


Como você pode fazer a diferença?


Possuímos provas suficientes para dizer que podemos fazer a diferença a partir de nossos lares. O consumo consciente de energia está relacionado à eficiência energética de produtos eletrônicos, e ao sistema de iluminação.


Além daquelas dicas básicas de apagar as luzes quando sair dos ambientes e desligar da tomada os aparelhos que não estão sendo utilizados, na hora da compra de equipamentos procure atentamente aqueles que possuem etiquetas como o Selo Procel ( símbolo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e o Selo Conpet, que indicam os produtos mais eficientes.


O Selo Procel está presente em ventiladores de teto, lavadoras automáticas, geladeiras,etc. Já o Selo Conpet é concedido a fogões, aquecedores à gás e carros que possuem uso eficiente dos combustíveis. Assim estará economizando na conta de luz e haverá menos impactos ao meio ambiente!

Falando sobre eficiência na construção civil:

Para tornar a sustentabilidade mais tangível dentro das obras, olhando além do que os profissionais já pensam como os materiais recicláveis ou biodegradáveis, blocos ecológicos e reutilização da água, devemos focar também no consumo de energia do processo construtivo e dos anos seguintes em que o empreendimento estará sendo habitado.


A situação é alarmante, dados da Agência Internacional de Energia (AIE) estimam que metade do total de quilowatts produzidos no planeta são utilizados na construção civil. No Brasil não é diferente, dados da UFSC indicam que 44% de toda energia elétrica consumida no país é destinada a esse mesmo setor.

Medidas práticas para melhorar a eficiência energética

  • Simulação de eficiência energética para edificações: tendo o projeto arquitetônico da edificação, uma simulação energética pode ser gerada por softwares como o S3E e o Energy Plus, que nos mostra pontos críticos de consumo de energia da edificação. Graças a ela somos capazes de materializar práticas que otimizam o consumo de energia e favorecem a sustentabilidade. Por exemplo, quais materiais favorecem o conforto térmico, quais serão as estruturas que fornecerão sombra, maneiras de obter uma maior iluminação natural, etc



  • Cobertura verde: filtra o ar e absorve até 90% a mais de calor que coberturas tradicionais.

  • Cores claras: tendem a reter menos calor, reduzindo a necessidade de consumir energia



  • Brises: podem trazer sombreamento e ainda permitir a ventilação natural.

  • Vidros eletrocrômicos tornam possível controlar a incidência de luz, minimizando ou maximizando quando necessário. Além de poderem diminuir a intensidade das ondas infravermelho que causam aquecimento do ambiente no verão.

  • Sensores de desligamento automático



  • Energias renováveis: pequenas turbinas eólicas, painéis fotovoltaicos, sistemas de persianas automatizadas, etc.

  • Ventilação cruzada: através de aberturas é possível otimizar a entrada e saída de ar, o que pode inibir o uso do ar condicionado.

  • Isolamento térmico: mantém a temperatura de um ambiente.



Assim como mencionado antes, o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) também atribui selos de eficiência energética para as edificações, qualificando-as de A a E. Há muitos exemplos pelo mundo de empreendimentos autossustentáveis, que não dependem de energia ou abastecimento externo, como o Edifício Eurobusiness, que é autossuficiente em água, situado em Curitiba.


Se cada vez mais construtoras investirem em reduzir o consumo de energia na execução dos seus serviços e nos seus empreendimentos, haverá uma mudança gigantesca na sustentabilidade do país! As próximas gerações serão beneficiadas com uma melhor qualidade de vida, e assim poderemos continuar vivendo sem esgotar os recursos do nosso planeta. Aliás, cada vez mais pessoas estão dispostas a gastar mais por produtos sustentáveis, dessa maneira as construtoras e escritórios de arquitetura estarão agregando valor a sua marca.



Está interessado em um projeto com eficiência energética? Entre em contato conosco!



Categorias

CONHEÇA NOSSO TRABALHO

Posts recentes